Ciclo de Inovação Aberta é encerrado com seis soluções entregues ao município de Maceió

Produtos vão ajudar capital alagoana em desafios nas áreas de saúde, emprego, fiscalização urbana e convívio social

Winicius Correia/Ascom Sedciti 18/03/2024 às 18:50
Ciclo de Inovação Aberta é encerrado com seis soluções entregues ao município de Maceió
Secretário Eduardo Marinho (Semsc) e titular e adjunto da Sedciti, Sergio Cavalcante e Emanuel Valença, assistindo à apresentação de produto do Desafio 4 (ambulantes). Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

“Hoje é um momento de satisfação para a gente. Conseguimos tirar do papel uma grande inovação. É a garantia de que a gestão JHC vem transformando Maceió em uma cidade cada vez mais inteligente”. Foram com essas palavras que o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Cavalcante, encerrou o 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, no último dia 14 de março, no Senai Poço. Em seis meses, o projeto conseguiu, com sucesso, entregar seis soluções para quatro desafios enfrentados pela capital.

A iniciativa foi pioneira, inclusive, do ponto vista jurídico, já que os contratos com os vencedores serão feitos com base no Marco Legal das Startups, iniciativa do prefeito JHC.

Os finalistas receberam até R$ 50 mil como premiação. Os desafios foram nas áreas de saúde, emprego, fiscalização urbana e convívio social. Inicialmente foram 103 propostas recebidas ao final do prazo de inscrições, ocorrido em outubro.

Desde então, as ideias foram julgadas por bancas de especialistas compostas por integrantes da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti); Senai Alagoas; Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Instituto de Planejamento Urbano de Maceió (Iplan); e das secretarias envolvidas nos desafios (Saúde, Trabalho, Meio Ambiente e Urbanismo e Segurança Cidadã).

Secretário Sergio Cavalcante, da Sedciti, citou pioneirismo da iniciativa e empenho da atual gestão municipal em promover a tecnologia e a inovação. Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió
Secretário Sergio Cavalcante, da Sedciti, citou pioneirismo da iniciativa e empenho da atual gestão municipal em promover a tecnologia e a inovação. Foto: Felipe Sóstenes/Secom Maceió

Na área da saúde, as soluções vencedoras foram "Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)”, apresentada por Humberto dos Santos Buarque, e “Ponto dos Remédios (Farma On)”, de Stevenson James Galvão. Em empregabilidade, “Barramento”, também exposto por Stevenson James Galvão será premiada.

Já para fiscalização, “GeoBot”, entregue por Marcello Santos de Medeiros, foi a única admitida como ganhadora. Por fim, em convívio urbano, duas ideias conquistaram a banca julgadora: “ROTA”, de Alcides Soares de Araújo, e “Ambulante Massa”, de João Antônio de Melo.

Secretário Marcos Cavalcanti, da Semurb, elogiou sucesso do Ciclo de Inovação Aberta. Foto: Winicius Correia/Ascom Sedciti
Secretário Marcos Cavalcanti, da Semurb, elogiou sucesso do Ciclo de Inovação Aberta. Foto: Winicius Correia/Ascom Sedciti

Secretários elogiam resultados positivos

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti, parabenizou a Sedciti pela iniciativa pioneira em Maceió. “O Ciclo de Inovação Aberta foi concluído com sucesso. É um grande passo para nossa cidade. O desafio três, de fiscalização urbana, que contou com o envolvimento de nossa pasta, ganhou uma solução que promete nos ajudar bastante”, afirmou.

Já Eduardo Marinho, secretário de Convívio Social, explicou que as duas ideias escolhidas no desafio quatro modernizam o trabalho dos fiscais e ajudam os ambulantes. “A gente vive isso lá diariamente. Vemos o quanto a atividade de ordenamento é importante. Agora temos ferramentas que vão ajudar até esses vendedores, legalizando e os fazendo evoluir em sua atividade. A inovação é a cara dessa gestão. Parabéns Sedciti!”, destacou.

Sobre o Ciclo de Inovação Aberta

O valor da premiação é fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Há também ainda a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão com validade de um ano.

Durante o processo, os participantes contaram com o apoio de professores especialistas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da estrutura e profissionais do Senai Alagoas.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850