1° Ciclo de Inovação Aberta de Maceió recebe 103 propostas de soluções para quatro desafios

Foram 29 ideias para o desafio do ordenamento urbano, 26 para o da saúde e 24 para os desafios da empregabilidade e da fiscalização urbana

Winícius Correia/Ascom Sedciti 13/10/2023 às 17:02
1° Ciclo de Inovação Aberta de Maceió recebe 103 propostas de soluções para quatro desafios
Próxima fase, 1º Funil da Seleção, acontece nos dias 18, 19, 20 e 23 de outubro, sempre às 18h, no Senai Poço. Arte: David Silas/Ascom Sedciti

Ao todo, 103 propostas de soluções de pessoas físicas, jurídicas, startups e consórcios de várias partes do Brasil foram inscritas no 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. Agora, os interessados deverão passar pelo funil de seleção, que começa na próxima quarta-feira (18), no auditório do Senai Alagoas, no bairro Poço. No local, durante quatro dias (um para cada desafio), serão divulgadas as apresentações submetidas por quem seguirá para a próxima fase do programa.

Foram 29 ideias para o desafio do ordenamento urbano, 26 para o da saúde e 24 para os desafios da empregabilidade e da fiscalização urbana. As melhores soluções para os quatro obstáculos enfrentados pelo Município valerão até R$ 50 mil cada.

Conduzido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o programa tem duração média de seis meses. O objetivo é fomentar a cultura de inovação na cidade e buscar o envolvimento de diversos cidadãos que possam propor soluções práticas e viáveis que tragam melhorias à capital alagoana e, consequentemente, à vida do maceioense.

Para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia de Maceió, Sergio Túlio Cavalcante, a quantidade de inscritos é resultado do esforço dos integrantes da Sedciti e do apoio recebido por todos os atores que fazem parte do ecossistema de inovação de Alagoas, que abriram espaço para a divulgação do ciclo.

“Só tenho a agradecer a todos pelo empenho. Por ser uma novidade, nossa meta inicial era ter 20 inscritos, sendo pelo menos cinco para cada desafio, mas conseguimos quase cinco vezes esse número. Temos certeza de que a população e a Prefeitura de Maceió estão lado a lado para melhorar, ainda mais, nossa cidade”, destacou Sérgio.

No edital do primeiro ciclo, há quatro desafios relacionados às áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Durante o processo, os participantes contarão com apoio de professores especialistas do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e da estrutura e profissionais do Senai Alagoas. Os interessados inscreveram propostas para até dois obstáculos.

O dinheiro da premiação é fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Há ainda, a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão com validade de um ano.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850