Revitalização de espaços públicos reforça resgate histórico de Maceió
Obras foram executadas pela Prefeitura de Maceió
![Revitalização de espaços públicos reforça resgate histórico de Maceió](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_850x560_crop_center-center_none/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-11.34.09-1.jpeg)
“A revitalização destas praças é um processo histórico de preservar e alimentar a memória de Maceió”. A declaração é de Claudio Lopes, historiador, sobre a recuperação de espaços públicos na cidade, executada pela Prefeitura da capital alagoana. O Parque do Centenário, as Praças Deodoro e Montepio dos Artistas são alguns dos espaços históricos e de convivência que estão de cara nova e transformaram as realidades dos bairros onde estão instalados.
O historiador acrescenta que a revitalização destes espaços proporciona que a população tenha acesso a informações sobre a história de Maceió. “Ao ver esculturas e monumentos preservados as pessoas vão conhecer mais. Estas praças de Maceió que estão sendo restauradas têm um valor histórico muito grande”, disse Lopes.
Passeando pela Praça Deodoro, entregue totalmente revitalizada à população, o casal Denefer Miranda, dançarina, e Henrique Batista, ator, acompanhado pelas filhas, destacou a importância das obras para a preservação da memória da cidade. “A gente trabalha com arte e sabe como é enriquecedor ter locais assim preservados. Ter a praça agora reformada, com seus monumentos, é de uma alegria imensa. Isso sendo aqui na frente do Teatro Deodoro, palco da nossa cultura, é maravilhoso”, afirmou Batista.
Denefer ressaltou que o fato de praças e equipamentos públicos de Maceió terem sido reformados possibilita um maior acesso da população à história da cidade. “Estar no Centro passeando e se deparar com a Praça Deodoro deste jeito é ótimo porque vamos conhecendo mais sobre a gente mesmo em um simples passeio pelo Centro. Estávamos aqui perto e decidimos vir para ver. Estamos com nossas filhas e já estamos contando para elas um pouco do que é isto aqui, que está tão bonito que nem lembro como era antes”, contou.
![O casal de artistas Denefer e Henrique aprova a preservação da memória da cidade. Foto: Alisson Frazão](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_845xAUTO_crop_center-center_none/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-11.34.10.jpeg)
Mostrando para o neto Miguel a escultura de Marechal Deodoro da Fonseca, instalada no centro da praça, a aposentada Josiane dos Santos reforça a importância da reforma da praça. “Aqui é tão tradicional e quis trazer o Miguel para ver, para conhecer, estou mostrando tudo a ele. Agora depois da reforma está ótimo. Daqui eu vou passear com ele na Praça Montepio, que também está muito linda”, comemorou dona Josiane.
As obras reforçam o empenho da Prefeitura de Maceió em consolidar o sentimento de pertencimento dos moradores da cidade. “A revitalização de espaços históricos é um resgate da identidade do maceioense, é uma forma também da gente valorizar a história da nossa cidade e levar vida para espaços que já tiveram muita importância para a nossa cidade, para os maceioenses e dar a relevância que esses espaços merecem. Usamos urbanismo para resgatar essa história da cidade, que é tão rica”, disse Antônio Carvalho, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento der Maceió (Iplan)
Uma pausa
Para a Praça Montepio dos Artistas, inaugurada em 1890, a Prefeitura levou mais estrutura para o espaço de lazer e convivência para quem passa pelo local. Com a revitalização, quem passa por aquela região do centro conta com uma área para descansar, bater um papo ou fazer uma pausa antes de seguir seu destino final.
![A Praça do Montepio dos Artistas é outro marco histórico da cidade que volta à vida. Foto: Alisson Frazão](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_845xAUTO_crop_center-center_none/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-11.34.09-5.jpeg)
Rafael Santos, vendedor, mora no Farol e sempre passa pelo Centro. Ele conta que decidiu parar na praça para descansar um pouco e atualizar as conversas no celular. “Ficou ótimo aqui. É uma praça antiga, que tem muita história, e com a reforma está ótimo para passar o tempo. Para as crianças é uma ótima opção também”, afirmou.
Economia
O trabalho realizado pela Prefeitura de Maceió, além do resgate histórico, tem ajudado a movimentar a economia local. Exemplo disso é o aumento no movimento em estabelecimentos comerciais no entorno do Parque do Centenário.
![Nos logradouros revitalizados, o aumento da circulação de pessoas movimenta o comércio no entorno, o que favorece a economia da capital. Foto: Jonathan Lins](https://maceioalgovbr.dhost.cloud/uploads/imagens/_845xAUTO_crop_center-center_none/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-11.34.09-3.jpeg)
“Para os negócios na região, a possibilidade é real de crescimento na receita, na renda das empresas. Esta revitalização dos equipamentos públicos aqui da nossa capital gera uma movimentação de pessoas que, automaticamente, vem com necessidades de consumir bebida, alimentos, passam uma hora ali com seus filhos e estão abertas ao que é oferecido naquele entorno. Isto gera um aumento na renda significativa, por isso a importância dos equipamentos urbanos significativos, que trazem um movimento econômico e social. É uma ação que gera um efeito não só na estrutura física como um todo, vira um ambiente circular. É um processo que toda a cidade ganha, todos os munícipes saem satisfeitos, tanto as pessoas físicas como as pessoas jurídicas”, explicou o economista Renan Laurentino.
Secretaria Municipal de Comunicação
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)