Prefeitura vai ajudar a realizar sonho de 40 quilombolas a conhecer o mar de Maceió

Redação 10/12/2021 às 15:19
Prefeitura vai ajudar a realizar sonho de 40 quilombolas a conhecer o mar de Maceió

Projeto do Instituto Raízes de Áfricas levará mulheres da comunidade remanescente Lagoa do Algodão, em Carneiros, para Praia de Pajuçara

A Prefeitura de Maceió está contribuindo para realizar o sonho de quarenta mulheres quilombolas de conhecer a imensidão e a beleza do mar da capital. Com esse apoio, o projeto, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, contemplará mulheres que vivem na comunidade Lagoa do Algodão, zona rural do município de Carneiros, na próxima quarta-feira (15).

As quilombolas vão passar uma manhã inteira desfrutando das riquezas de Pajuçara, uma das mais frequentadas da cidade. Consta na programação, também, um café da manhã de boas-vindas.

A programação está sendo pensada para tornar o dia inesquecível a estas mulheres. A ideia integra o projeto Ébá Ókun – O Sertão vai ver o mar, desenvolvido pelo Instituto Raízes de Áfricas. A coordenadora da entidade, Arísia Barros, diz ser incompreensível e incoerente mulheres que moram no Estado não consigam desfrutar das belezas naturais que cercam a capital.

“No Quilombo Lagoa do Algodão, que fica nos cafundós do judas, um mundo distante, no meio da poeira, das palhas de cana-de-açúcar secas, do calor infernal, da falta de locomoção, de água nas torneiras, as mulheres não permitiam que seus sonhos ressecassem. Um deles, eleito por unanimidade, é justamente conhecer a imensidão do mar da capital, conhecida por ter a orla mais bonita do Brasil”, descreve Arísia.

Fábio Rogério, assessor de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Gestão, destaca que a Prefeitura de Maceió será parceira na iniciativa. “No período da manhã, 40 mulheres quilombolas do município de Carneiros irão conhecer as nossas praias. Ou seja, elas estão ansiosas por este momento e nós também estamos com uma boa perspectiva porque estamos ajudando sendo parceiros nesta iniciativa”.

Segundo o assessor de Políticas Sociais, um ambiente será preparado na praia de Pajuçara, com todo apoio logístico e de estrutura.

Thiago Gomes / Secom Maceió

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)