Prefeitura diz que a Braskem tem que ser responsabilizada por tragédia em Maceió
Nesta sexta-feira (1º), a Prefeitura falou à CNN Brasil sobre os crimes cometidos pela mineradora contra a capital alagoana e a situação iminente de novo colapso na cidade
Em entrevista concedida à CNN Brasil na manhã desta sexta-feira (1º), a Prefeitura de Maceió trouxe as últimas informações sobre o iminente colapso da mina da Braskem, localizada no bairro do Mutange, e declarou que a mineradora é responsável pela maior tragédia urbana do mundo em curso. Para o prefeito, a empresa, que atua na capital alagoana desde a década de 1970, deve ser responsabilizada por todos os crimes cometidos contra a capital alagoana.
A empresa Braskem começou a operar em Maceió na década de 1970. De lá pra cá, essa exploração predatória continuou de forma agressiva. Faltou fiscalização por parte dos órgãos competentes de maneira mais contundente. A municipalidade não tem competência direta sobre autorizações e fiscalizações da atividade da Braskem e, por isso, o município também acaba sendo vítima de toda essa tragédia.
A gestão falou que o momento exige união entre os poderes para colocar o bem-estar da população acima de qualquer partidarismo. O Governo Federal concedeu a lavra de exploração e o Governo do Estado, as licenças, além de supervisionar toda situação da empresa. No entanto, a hora é de unirmos esforços, trabalharmos em conjunto, para garantir todo apoio necessário aos maceioenses diante da maior tragédia urbana do mundo em curso.
A qualquer momento, um novo colapso deve ocorrer no bairro do Mutange, em decorrência do rompimento da mina 18, causada pela atividade de extração de sal-gema pela Braskem durante as últimas décadas. Para cuidar do caso e minimizar os danos, a Prefeitura de Maceió criou um Gabinete de Crise, reunindo 18 pastas municipais e mais de 350 pessoas, que estão trabalhando diariamente de forma ininterrupta.
Secretaria Municipal de Comunicação
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)