Prefeitura destaca medidas da gestão para enfrentar situação de risco

Gestor falou, nesta sexta (1º), com jornalistas da Globo News e voltou a responsabilizar a Braskem pelo desastre na capital alagoana

Teresa Cristina/Secom Maceió 01/12/2023 às 17:53
Prefeitura destaca medidas da gestão para enfrentar situação de risco
Criação do Gabinete de Crise para coordenar as ações foi a primeira medida adotada. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Em entrevista ao Programa Estúdio I, da Globo News, o prefeito JHC destacou as medidas adotadas pela Prefeitura de Maceió diante do risco iminente de colapso da mina 18, localizada no bairro do Mutange. O gestor também destacou a responsabilidade da Braskem e cobrou apoio mais efetivo dos governos federal e estadual.

“É um problema complexo, que começou em março de 2018. Hoje, é mais um capítulo desta tragédia com o risco de colapso da Mina 18 e a população é vítima”, afirmou o prefeito. “É uma dor crônica, sempre presente, nos assombrando”, acrescentou JHC.

O prefeito ressaltou ainda a falta de fiscalização da atividade de mineração ao longo dos anos em Maceió. “Quem deveria fiscalizar e supervisionar se silenciou. Não poderia ter deixado de fiscalizar. O governo que deu a licença tinha este papel de supervisionar as minas. A exploração gananciosa e predadora da Braskem gerou um dano material e social sem tamanho”, disse.

JHC informou também que todas as medidas que poderiam ser tomadas pela Prefeitura foram adotadas. O Gabinete de crise, instituído para atuar desde a iminência do colapso na mina, conta com a atuação de 350 servidores da Prefeitura. Outros dois mil servidores municipais, de 18 pastas, estão de plantão.

“Nosso plano de contingência segue a literatura mundial e todos os protocolos estão sendo respeitados. Toda a área já foi evacuada e todas as famílias foram retiradas da região. Seguimos monitorando a área”, afirmou JHC.

Sobre a atuação dos governos federal e estadual, o prefeito ressaltou que Maceió precisa de um apoio mais efetivo para enfrentar a situação e as consequências na cidade após o possível colapso da Mina 18.

“Dobramos a capacidade de atendimento e monitoramento da Defesa Civil, mas é necessário um suporte mais amplo da União e do estado”, finalizou o prefeito de Maceió.

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)