Prefeitura de Maceió potencializa ações para desenvolvimento contínuo do Benedito Bentes

Gestão do prefeito JHC tem destacado uma série de investimentos em diversas áreas em um dos bairros mais importantes da capital

Thiago Gomes / Secom Maceió 27/03/2023 às 08:03
Prefeitura de Maceió potencializa ações para desenvolvimento contínuo do Benedito Bentes
Benedito Bentes completa nesta segunda-feira (27), 37 anos. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Os inúmeros desafios no cotidiano do bairro mais populoso da capital estão sendo superados graças ao volume grandioso de investimentos que a Prefeitura de Maceió tem feito por lá. O Benedito Bentes completa 37 anos de fundação nesta segunda-feira (27) com as portas escancaradas para o desenvolvimento.

E este cenário só está sendo possível pelo zelo da gestão JHC a uma localidade que ‘inchava’ sem planejamento e com ausência de políticas sociais que beneficiam diretamente a população.

“Eu tenho uma verdadeira gratidão ao Benedito Bentes, tenho sentimento de proteção com o Biu. O Biu é o nosso maior bairro, é um bairro que recebeu a todos que vieram do interior, e que tem a cara de todos os alagoanos. Há 37 anos, foi um Biu acolhedor que recebeu a todos. E durante muito tempo viraram as costas para o Biu e agora a gente faz diferente, agora a Prefeitura tem ouvidos atentos, as lideranças agora são respeitadas. O Biu é o maior bairro em área da nossa cidade e também o mais populoso, e por isso, as grandes obras, grandes conjuntos estão aqui”, disse JHC.

Um dos grandes presentes que o Biu ganhou da atual administração foi a entrega da Rota do Mar, uma das vias mais aguardadas pelos moradores da parte alta da cidade. A obra se arrastava há mais de uma década e só foi concluída quando o prefeito JHC assumiu o comando de Maceió e determinou prioridade na conclusão dos trabalhos.

Ele sabia do benefício que aquele importante equipamento traria – e está trazendo – à comunidade. São mais de 300 mil pessoas que, agora, têm uma alternativa para chegar à parte baixa mais rapidamente. 

O município ainda investiu em um projeto arrojado de iluminação em toda a extensão da Rota do Mar. A Superintendência Municipal de Iluminação Pública (Sima) instalou 318 luminárias em LED, distribuídas em mais de 300 postes, que asseguram conforto e segurança aos que trafegam na via. Cada uma das luminárias tem potencial para clarear um raio de 18 metros.

E, por falar em mobilidade, o Benedito Bentes será o mais beneficiado com a abertura da Via Integração, que dará acesso à Rota do Mar. As obras de pavimentação do corredor D estão em andamento. São 1,5 km de extensão, que passam pelos serviços de terraplenagem. O trecho vai contar com ciclovia, passeio, entre outros equipamentos que vão garantir ainda mais comodidade à população.

O referido corredor começa no Conjunto Parque dos Caetés, no Benedito Bentes, e segue até o aterro sanitário, no mesmo bairro. Já foram pavimentados 600 metros, restando ainda 900 metros para serem concluídos.  Atualmente, os caminhoneiros gastam, pelo menos, duas horas para chegar até o depósito de resíduos. No entanto, após a conclusão da obra, é esperado que o tempo de viagem seja reduzido para 20 minutos.

O corredor principal, que vai da AL-101 Norte até a avenida Benedito Bentes, já está concluído. Por lá, foi feita pavimentação asfáltica de 5,9 km da ciclovia e 4,8 km da avenida. São quatro faixas de trânsito, canteiro central e iluminação. Ainda nesse trecho há mais 1,1 km de asfalto com duas faixas com mão e contramão, totalizando mais de 5,9 km de via asfaltada em todo o trecho. 

O bairro já ganhou uma ciclofaixa e um corredor exclusivo para os ônibus urbanos na Avenida Benedito Bentes para garantir o deslocamento seguro de ciclistas e priorização do transporte coletivo. A intervenção da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi providencial após a realocação de feirantes e o estreitamento do canteiro central. Uma nova pavimentação da via foi feita da mesma forma.

Na principal via do Benedito Bentes 2 foi implantada uma ciclofaixa unidirecional de 1,58 km nos dois lados do canteiro e que passou a conectar as avenidas Mundaú e Cachoeira do Meirim, importantes corredores de deslocamentos da região, por onde passam centenas de trabalhadores que fazem uso de bicicleta. Para o projeto, mais de 2.000m² de sinalização horizontal foram utilizados, além de tachões que separam as faixas de veículos do espaço para ciclistas. Atualmente, quem trafega pelo trecho percebe o quanto o fluxo melhorou.

A prefeitura entregou, nos últimos dois anos e três meses, sete residenciais construídos no bairro com recursos do governo federal e contrapartida do tesouro municipal, realizando o sonho da casa própria de 14 mil maceioenses. O complexo Alamedas (Pajuçara, Jatiúca, Farol e Pontal) beneficiou 8 mil pessoas com 1.920 unidades habitacionais. Já os conjuntos Vale Bentes II e os Oiticicas I e II alcançou 6 mil. 

Por lá, há diversas ações de infraestrutura, com pavimentação de ruas e avenidas principais, Operação Tapa-Buraco, serviços de contenção de encostas para prevenção de desastres no período chuvoso.

A Sima instalou lâmpadas em LED em conjuntos mais afastados, como o Carminha. Na Grota da Caveira, que está sendo atendida pelo programa Brota na Grota, a Superintendência aplicou 83 novas luminárias em postes, contemplando áreas que nunca tiveram nenhum tipo de iluminação, a exemplo de escadarias.

Já o Carminha teve todas as luminárias substituídas e, agora conta, com iluminação em LED. Lá, foram instaladas 203 luminárias de LED, o que contribuiu para a melhoria da qualidade de vida, lazer e segurança dos mais de seis mil moradores.

A limpeza do Benedito Bentes é assegurada com as inúmeras ações da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Frequentemente, as equipes estão no bairro com eventos de educação ambiental em equipamentos públicos e de porta em porta com a população. Mutirões de limpeza e projetos de incentivo à reciclagem são executados com os moradores.

A pasta ainda está fazendo desinfecção de áreas públicas, como terminais de ônibus, arborização, desassoreamento de canais, recolhimento de recicláveis e fiscalizações rotineiras de pontos irregulares de depósito de lixo. Tudo isso para embelezar o Biu.

Para reforçar as ações sociais, a prefeitura abriu recentemente um Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP III) no Benedito Bentes e, com o espaço, abriu as portas da esperança para dezenas de homens e mulheres que, até poucos anos atrás, eram invisíveis ao poder público. O próximo passo será a entrega de um alberque no bairro destinado a este público.

Por dia, uma média de 80 pessoas em situação de rua da localidade tem o direito a refeições balanceadas, assistência médica, odontológica, psicológica e social. O Centro POP do Benedito Bentes funciona de segunda a sexta-feira, com atendimentos encaminhamentos necessários para que os usuários tenham condições de reconduzir as suas vidas e sair da condição de rua. São ofertadas duas refeições diárias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. 

O espaço conta com equipes de assistentes sociais, psicólogos, de saúde, educadores sociais e administrativos. Quando chega, o usuário tem encaminhamento para saúde, odontologia, auxílio-viagem, auxílio-aluguel (caso seja necessário), auxílio para retirada de documentos, indicação para empregos, cursos profissionalizantes e participação em rodas de conversas.

Na extensa programação cultural, que já viu uma marca registrada da administração do prefeito JHC, o Benedito Bentes é sempre lembrado. Começou pelo São João ‘Massayó: Sol… Mar… Forró’, que atraiu mais de 150 mil pessoas, no ano passado, numa arena montada na Praça Padre Cícero, com a apresentação de 31 artistas locais e nacionais. 

No Biu, ainda teve shows, organizados pelo município, para celebrar o Dia do Evangélico, em outubro, o Réveillon e o carnaval deste ano, que animou os foliões nos quatro dias. Essas programações aqueceram o coração daqueles que sentiam falta dos palcos, após um longo período de pandemia, sem a energia marcante do público.

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)