Prefeitura de Maceió investe em ações de tecnologia e inovação
Iniciativas como Tech Massa e Hack Massa tornam capital alagoana geram inclusão e qualidade de vida

O município de Maceió tem se destacado cada vez mais ao investir em ações de inovação e tecnologia. Por meio da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economias Digitais (Sedigi), a Prefeitura tem se dedicado a iniciativas tecnológicas que buscam incluir jovens no mercado de trabalho e soluções na área da saúde.
Em julho, foi lançado o edital Hack Massa, o primeiro Hackathon - uma maratona de tecnologia - promovido pelo órgão municipal. A iniciativa é voltada para universitários e busca por soluções inovadoras para a prevenção ao câncer na capital alagoana. As melhores ideias podem ser premiadas em até R$ 5 mil.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de agosto clicando aqui. O Hack Massa acontece entre os dias 15 e 17 de agosto, no Maceió Shopping. Além do prêmio as propostas selecionadas podem ser selecionadas para futuras parcerias e implementação na rede pública, a depender da análise.
Recentemente, Maceió também passou a integrar a Associação Nacional das Cidades Inteligentes (Anciti). A organização, que reúne centenas de municípios, atua na promoção de capacitações e projetos de transformação digital, gerando um modelo de cidade mais inteligente, que atenda às reais necessidades da população.
As cidades filiadas à Anciti têm acesso a um apoio técnico especializado, editais exclusivos de fomento e prêmios de reconhecimento por inovação. Ao participar, Maceió também ganha mais visibilidade nacional e maior força institucional para influenciar políticas públicas digitais.
“A Sedigi tem atuado com estratégia e responsabilidade social para transformar Maceió em um polo de inovação acessível. Iniciativas como o Tech Massa têm ampliado o acesso à inclusão digital nas comunidades, enquanto o Hack Massa promove soluções tecnológicas voltadas ao bem-estar da população, conectando juventude, criatividade e saúde pública”, afirma o secretário Sérgio Cavalcante.
Tech Massa e juventude conectada
As primas Samara Ferreira, de 18 anos, e Tainá Costa, de 19, participaram das oficinas oferecidas pelo programa Tech Massa no bairro Graciliano Ramos, onde moram. A ação oferece cursos gratuitos para pessoas com mais de 14 anos que desejam aprender sobre empreendedorismo e tecnologia.
Durante duas semanas, elas tiveram aulas focadas no desenvolvimento pessoal e profissional. “Elas me ajudaram a enxergar o meu perfil empreendedor, que eu nem sabia que existia", afirma Samara. Foi através das aulas e orientação das professoras que ela também colocou em prática um projeto antigo.
A estudante já tinha interesse na área de marketing digital e, em uma atividade do curso, estruturou ao lado da prima um plano de negócio para a criação da própria agência. “Nós conversamos com as professoras e elas disseram que o próximo passo agora é formalizar nossa empresa. É loucura, com apenas 18 anos poder dizer que já tenho meu empreendimento", diz com um sorriso no rosto.
Segundo Tainá, as oficinas permitiram que elas conhecessem mais sobre si mesmas e o caminho que desejam trilhar no futuro. “Ressaltou uma característica positiva que nós já temos, mas agora sabemos como aplicar nas nossas vidas", conta.
Ativo há um ano, o Tech Massa já qualificou mais de cinco mil pessoas na capital alagoana. Em parceria com o Senai Alagoas, a expectativa é que, em sua nova fase, as oficinas alcancem 12 mil participantes.
Secretaria Municipal de Comunicação
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)