Praças de Maceió se tornam símbolo de recomeço para empreendedores locais
Revitalizações devolvem vida aos bairros e impulsionam o comércio na capital alagoana
As praças revitalizadas pela Prefeitura de Maceió têm se transformado em centros de convivência e lazer para as famílias, principalmente, em novas oportunidades para pequenos empreendedores que encontraram nesses espaços uma forma de crescer e recomeçar.
No bairro Graciliano Ramos, a nova praça é um exemplo vivo dessa transformação. Lá, comerciantes e ambulantes encontraram mais do que um local de trabalho. Para eles, o ambiente se transformou em um espaço de pertencimento. A confeiteira Joana Vilar, 32 anos, proprietária da D’lima Vilar Confeitaria (@dilimavilarconfeitaria) e representante dos ambulantes, conta com entusiasmo sobre o impacto da revitalização.
“Foi uma alegria imensa. Ficamos ansiosos esperando a obra ser concluída e, quando a praça foi entregue, tudo mudou. O comércio local aqueceu, as vendas aumentaram e o espaço passou a atrair pessoas até de outros bairros. É surreal ver como esse lugar se transformou em um ponto de convivência tão bonito e seguro. O espaço ficou lindo, cheio de vida”, relata Joana.
Moradora do bairro e empreendedora há quase uma década, ela ainda destaca o impacto positivo na rotina dos trabalhadores. “Antes, quando chovia, ficava tudo alagado, dificultava para quem vendia. Hoje, temos estrutura, piso pavimentado, brinquedos novos e até uma área para pets. É um lugar que acolhe as famílias e dá dignidade para quem trabalha aqui. Foi uma mudança que transformou não só o ambiente, mas a nossa história também”, completa.
A confeiteira Isabella de Cássia, 27 anos, proprietária da Confeitaria Nova Onda (@confeitarianovaonda), viu na nova praça do bairro o cenário ideal para expandir seu negócio e se conectar, ainda mais, com os clientes.
“Meus clientes estavam pedindo há muito tempo um festival de fatias e a inauguração da praça foi o momento perfeito para realizarmos o evento. O espaço é lindo, confortável e acolhedor, um verdadeiro cartão postal do bairro. É o ponto de lazer de muitas famílias e o local ideal para unir o lazer com o sabor das nossas sobremesas”, conta.
Trabalhando com vendas on-line desde 2019, Isabella se preparou para aproveitar o espaço. Para ela, a revitalização da praça foi essencial e contribui para o fortalecimento do próprio negócio, o trabalho coletivo e a convivência entre os comerciantes.
“O ambiente ficou estruturado, confortável e convidativo. Ajudou muito o comércio local e trouxe mais vida ao bairro. Hoje, vejo que podemos crescer muito mais do que imaginávamos e conquistar visibilidade através dos festivais. A convivência entre os comerciantes é maravilhosa e todos se ajudam. O apoio da prefeitura foi fundamental, porque sem essa revitalização, não teríamos um local tão agradável para trabalhar e receber as famílias.
E completa: "A praça está ajudando muitos autônomos a garantirem uma renda extra. Ver meus clientes, amigos e crianças felizes aqui me traz uma alegria enorme. É um sentimento de gratidão poder conquistar o meu lugar, no meu próprio bairro, e sonhar em ter meu ponto físico aqui no futuro”.
A transformação das praças tem impulsionado também quem aposta em novas formas de empreender. É o caso de Anne Cleide, que administra o perfil @sonho.decrianca2024 e aluga mini carros e motos elétricas para crianças em diversos bairros de Maceió.
“A gente leva os brinquedos e coloca um preço popular de R$10,00 pra caber no bolso de todos os pais. No shopping é muito mais caro e nem todo mundo pode pagar, então, aqui todo mundo pode se divertir. Já rodei várias praças da capital, no Mirante da Santa Amélia, Parque Linear no Benedito, na Praça do Osman Loureiro e agora estou no Graciliano Ramos, e ver essa transformação em toda a capital é muito gratificante. É renda pra gente e alegria pras crianças”, revela Anne.
Assim como ela, o comerciante Jodson Márcio da Silva também apostou em inovação e criatividade. Inspirado em ideias vistas na internet, ele criou a “Carrocinha Kids”, um brinquedo itinerante que virou sucesso na praça. “Eu e minha esposa vimos algo parecido fora de Maceió e resolvemos adaptar. É seguro, iluminado e atrai muitas famílias. Antes da revitalização, o espaço já era querido, mas agora ficou ainda melhor. O movimento aumentou e as crianças se encantam”, diz com orgulho.
Entre histórias de fé, esforço e persistência, a doceira Leandra Kelly encontrou nas praças o cenário perfeito para seu recomeço. A proprietária da Leandra Doceria Gourmet, começou o negócio depois que o marido perdeu o emprego. “Pedi a Deus uma direção e Ele me inspirou a fazer bolos. No início foi difícil, mas eu não desisti. Quando vi a praça revitalizada, soube que era ali que eu devia estar. É perto de quem me conhece, é no bairro onde moro e o movimento tem sido maravilhoso. Deus tem abençoado muito”, conta emocionada.
Nena Ferreira, da Divina Batata, é uma das comerciantes mais antigas do local. Há sete anos vendendo batatas fritas na praça, ela garante que valeu a pena esperar pela transformação. “Antes, era tudo parado, escuro. Agora está lindo, cheio de gente, e as vendas melhoraram muito. A praça ficou do jeitinho que a gente sempre sonhou”, comemora.
Para Aline Vilela, que trabalha com o esposo na produção de laços e tiaras infantis na Ar Laços Crochê @arlacosecroche), as praças revitalizadas abriram portas para novas oportunidades. “Trabalhamos com produtos infantis há 10 anos e agora decidimos montar nosso ponto aqui. Depois da revitalização, o bairro ganhou vida. As famílias voltaram a sair de casa, e isso impulsionou nossas vendas. Além disso, é um lugar onde as pessoas divulgam o que compram, então a visibilidade aumentou muito”, afirma.
Transformação
Com vida nova e cheias de movimento, essas praças revitalizadas mostram que o empreendedorismo pode florescer onde há oportunidade e cuidado. São nelas que Maceió reencontra seu povo, resgata sua história e a cultura da população que ganha cada vez mais esperança.
Localizada em uma área estratégica do conjunto, próxima a comércios, igrejas e unidade de saúde, a Praça Graciliano Ramos tem uma área de 3.666,12 m², e ganhou playground com grama sintética e brinquedos modernos; área de academia ao ar livre; pintura artística no piso e parede; palco interativo; fonte interativa; espaço dog; coreto; áreas de lazer com bancos e mesas de jogos; paisagismo; sistema elétrico com iluminação cênica e passeio em porcelanato.
Na revitalização também foram contempladas melhorias no entorno da praça com a requalificação do estacionamento e das calçadas, valorizando todo o espaço público. O espaço homenageia o alagoano Graciliano Ramos, um dos maiores escritores da literatura brasileira.
Secretaria Municipal de Comunicação
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)