Políticas públicas da Prefeitura melhoram a vida das mães maceioenses
Desde 2021, o Município tem investido em políticas públicas concretas para atender as necessidades de mães e filhos

Nos últimos quase cinco anos, as políticas públicas para mulheres implementadas pela Prefeitura de Maceió têm beneficiado sobretudo as mães responsáveis pelo cuidado e sustento dos filhos. As ações integram diferentes setores da vida dessas famílias, oferecendo desde oportunidades de emprego e renda até melhorias na saúde, educação, moradia, lazer e segurança alimentar.
Inúmeras são as histórias de vidas de mães transformadas com as ações da atual gestão municipal. Muitas empreendedoras financiadas pelo Banco da Mulher Empreendedora, por exemplo, já foram vítimas de violência doméstica e viram nas políticas da Prefeitura de Maceió uma oportunidade para conquistarem sua autonomia financeira e se livrarem de seus agressores. O programa já beneficiou 4.132 mulheres em suas três edições.
Com a Feira da Mulher Empreendedora, a Feira Negócio da Grota da Mulher e a Feira Itinerante de Economia Solidária, mães maceioenses têm a oportunidade de expor seus produtos e serviços para fortalecer seus negócios. Esta última, que já se encontra em sua 7ª edição, tem 97% dos participantes compostos por mulheres, sendo a maioria mães que conciliam as demandas de trabalho remunerado com os cuidados com a família.
Já com o programa Emprega Mulher, mais de 800 maceioenses foram qualificadas com uma nova profissão em diversas áreas do mercado de trabalho. A formação gratuita contemplou, sobretudo, mães responsáveis pelo sustento da casa.
Mais vagas em creches
Após o sucesso dos programas que possibilitaram que mães abrissem o próprio negócio e outras ganhassem uma nova profissão, a Prefeitura de Maceió investiu na ampliação de vagas em creches para que essas mães tivessem um lugar seguro onde deixar seus filhos e, assim, pudessem trabalhar com mais tranquilidade.
Com isso, a atual gestão criou sete mil novas vagas por meio do programa Gigantinhos. Outras sete mil vagas serão criadas até o final do ano, com a abertura de mais 19 creches. Todas as unidades são climatizadas e oferecem seis refeições diárias, garantindo conforto e segurança alimentar dos pequenos.
Segurança alimentar de bebês
Outro serviço que beneficia mães maceioenses e seus filhos é o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança, que além de atender recém-nascidos, em sua maioria prematuros, e prestar atendimento às puérperas, também criou o primeiro posto de coleta de leite humano da capital para mobilizar mulheres a doarem leite materno para bebês sem acesso ao alimento.
Desde a implantação, em 2022, já foram arrecadados 551,6 litros de leite, distribuídos para as maternidades do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e do Hospital Santa Mônica, responsáveis pelo processo de pasteurização para alimentar bebês prematuros internados na UTI neonatal. Atualmente, o Município conta com dois postos de coleta, um na USF Hamilton Falcão, no Benedito Bentes, e outro na USF José Araújo, no Jacintinho.
Saúde materna e infantil
O Saúde da Gente beneficia maceioenses de diversos bairros e comunidades com serviços itinerantes. Com as frentes Saúde da Mulher e Saúde Infantil, mães e filhos recebem os cuidados necessários para manterem a saúde em dia. Já são mais de 400 mil atendimentos somente a mulheres e cerca de 30 mil a crianças desde a implementação do programa, que já recebeu o Prêmio InovaCidade 2023 na 10ª Edição do Congresso Smart City Business Brazil (SCB-Br) por suas ações inovadoras de prevenção, promoção e atenção à saúde.
As mulheres recebem consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros. Já as crianças contam com serviços de vacinação, atendimento pediátrico, enfermagem, oftalmologia, atendimento psicológico, coleta de exames, puericultura e encaminhamento às unidades de saúde para a realização do teste do pezinho e da orelhinha.
Para as mães que não contam com rede apoio e que, muitas vezes, precisam cumprir uma rotina de trabalho integral, o Corujão da Saúde oferece horário de atendimento estendido até às 21h em 24 unidades de saúde disponíveis em diversas localidades da capital. E para aquelas que optam pelo controle de natalidade, o Pam Salgadinho e mais 15 unidades de saúde oferecem serviço gratuito de inserção de DIU.
Mães atípicas
As mães atípicas também são acolhidas pela Prefeitura, que já emitiu 1.850 Carteiras de Identificação do Autista, iniciativa pioneira em Maceió. Com o documento, elas conseguem garantir os direitos de seus filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o Município concede o cordão de identificação do autista para facilitar a visualização do tipo de deficiência e compreensão do público geral. O documento garante o direito ao atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados para pessoas diagnosticadas com o transtorno.
Moradias para mães chefe de família
Dentro do programa de habitação da Prefeitura de Maceió, que já entregou 5.418 moradias dignas aos maceioenses, as mulheres chefes de família têm prioridade. Mulheres vítimas de violência, pessoas com necessidades especiais e pessoas que residem em áreas de risco também entram no grupo prioritário. Ao todo, a gestão JHC entregará 6.760 apartamentos, beneficiando cerca de 27 mil maceioenses.
Secretaria Municipal de Comunicação
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)