Gabinete de Crise assegura assistência às famílias da área em risco de colapso

Trabalho, coordenado pelo prefeito JHC, conta com 16 órgãos municipais em uma grande força-tarefa

Eberth Lins / Secom Maceió 30/11/2023 às 10:01
Gabinete de Crise assegura assistência às famílias da área em risco de colapso
Gabinete de Crise é formado por representantes de 16 órgãos municipais. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Para resguardar vidas diante da iminência do colapso em uma das minas causadas pela extração de sal-gema pela Braskem no bairro do Mutange, o prefeito de Maceió, JHC, instalou nesta quarta-feira (29) um Gabinete de Enfrentamento de Crise composto por 16 órgãos municipais.

O gabinete, criado em caráter de urgência, está atuando como uma grande força-tarefa para atendimento e mitigação dos transtornos das dezenas de famílias afetadas pelo desastre ambiental.

Entre as ações, destaque para a retirada preventiva das famílias das áreas de risco, nas regiões do Mutange e Bom Parto.

Para atendimento ao público, a Prefeitura reforçou equipes de limpeza e manutenção em escolas, que serão temporariamente utilizadas como alojamento. Todas as unidades vão contar com reforço no abastecimento de água por meio de carros-pipa e também geradores de energia elétrica.

O deslocamento está sendo totalmente assistido pelo Poder Público Municipal, que destinou uma frota de 50 ônibus às regiões, já no final da tarde desta quinta.

Ao menos 20 ambulâncias foram colocadas à disposição para eventuais emergências e as Unidades Básicas de Saúde (UBS') vão funcionar normalmente na sexta-feira, 1º de dezembro, independente do ponto facultativo.

Há ainda equipes de saúde descentralizadas nos pontos de apoio e um trabalho coordenado para monitoramento e regulação de pacientes que precisem ser levados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Uma escala com 100 homens foi montada para a limpeza de todos os abrigos e entornos, com garantia de recolhimento diário de entulhos nesses pontos.

A segurança comunitária também será reforçada, com plantões e rondas 24 horas em todos os abrigos.

Todo o efetivo da Assistência Social foi convocado e foram disponibilizados 5 mil colchões e kits dormitórios, e 3 mil kits de higiene pessoal e de limpeza, além de 15 mil refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço e janta a cada um dos abrigados.

Os abrigos também vão receber animais domésticos e para isso será disponibilizado rações e será criado um local adequado para manutenção dos bichanos durante esse período.

Por fim, todos os servidores da Prefeitura de Maceió estão em regime de prontidão e há equipes de plantão com horários já previamente estabelecidos para atendimentos em todas as secretárias.

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)