Festival Gastronômico Popular Maceió dos Prazeres movimenta bairro histórico de Jaraguá

Primeiro dia do evento promove turismo gastronômico ao dar visibilidade à culinária popular

Gleycyanny Romão (estagiária)/Secom Maceió 21/01/2023 às 12:59
Festival Gastronômico Popular Maceió dos Prazeres movimenta bairro histórico de Jaraguá
Turistas e maceioenses marcaram presença no primeiro dia do Festival Maceió dos Prazeres. Foto: Juliete Santos/Secom Maceió

Comida boa, sol e mar. Este é o lema que o Festival de Gastronomia Maceió dos Prazeres levou para a primeira noite de programação nesta sexta-feira (20). É na Praça Dois Leões, em Jaraguá, que o público está conhecendo a culinária e o tempero popular de mais de 30 botecos, restaurantes e lanchonetes, mistura do que há de melhor na tradição e no sabor da gastronomia local. O evento é uma parceria da Prefeitura de Maceió com a jornalista e blogueira Nide Lins e segue com a programação até este sábado (21), das 17h às 22h, quando acontece o lançamento do bloco Pinto da Madrugada.

Com um cardápio diversificado, quem for prestigiar o festival vai saborear os ingredientes que valorizam a culinária da terra, como sanduíches, pastéis, frutos do mar e drinks. As comidas de boteco, de rua, caipirinhas e caipifrutas são vendidas por um preço fixo de R$ 15,00. Já os produtos que estão concorrendo na categoria de melhor feira, como cavacos, cuscuz de arroz e quebra-queixo são comercializados por R$ 10,00.

O secretário de Comunicação de Maceió, Lininho Novais, ressalta que todo evento faz parte de uma das premissas da gestão do prefeito JHC, a de cuidar e valorizar as pessoas.

“Trazer o Festival Maceió dos Prazeres enaltece, ainda mais, diversos empreendimentos que estão nos pontos mais distantes da cidade. Temos gente do Benedito Bentes, do Vergel, da Levada e do litoral Norte, mostrando nossa potencialidade gastronômica. Somos uma cidade que depende 80% do turismo e precisamos mostrar que além das belezas naturais, também temos um grande campo na culinária, e isso está sendo divulgado junto com a nossa parceira, a jornalista Nide Lins”, destaca.

Com mais de 20 anos de carreira e celebrando 10 anos de blog, a curadora do evento, Nide Lins, conta que todo esse tempero raiz e tradicional dá mais sabor a Maceió e passa a tornar referência um trabalho árduo que às vezes não possui valor comercial.

“É muito importante a Prefeitura ter abraçado esse projeto. Tem comerciantes aqui que vende na rua, alguns vem lá da cidade universitária, então, todos passam a conhecer e dar visibilidade. Isso é o ouro da nossa terra e faz parte do paladar do nordestino e do maceioense”, informa. 

Além da expectativa de apresentação e degustação dos pratos, os participantes do evento não escondem o desejo de ganhar o prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico. A seleção foi dividida nas 10 melhores categorias: sanduíche; pastel; feijoada; frutos do mar; comidinha do Centro; churrasquinho; dona e dono de boteco; caipirinha e melhor da feira. 

Para conhecer todos os participantes e votar, além de saber mais sobre o evento, acesse. A votação segue aberta até o domingo (22), encerrando às 12h. 

Um dos comerciantes que não escondem a ansiedade é Moacir Monteiro, com nada mais que 63 anos no ramo. Ele comanda a lanchonete Caldilar, que deu início aos trabalhos em 21 de janeiro de 1960, sendo a mais antiga do bairro Jaraguá. A iniciativa concedeu ao Moacir a primeira participação em um festival de grande reconhecimento.

“Nide me convidou para participar e eu aceitei com muito prazer. Espero ser a primeira de muitas. Se eu já era conhecido, meu estabelecimento passou a ficar ainda mais cheio com o pessoal querendo o cachorro do reino no pão francês e o suco 10 em 1”, frisa.

A proprietária do restaurante Panela de Barro, Kety Lopes, vem se preparando há mais de 20 dias para o evento. Ela levou a receita especial da feijoada que vem do Rio de Janeiro para todo o público de Maceió.

“Eu trouxe uma variedade de comidas, como o caldinho de feijão, bolinho de feijoada e torresmos. Estou extremamente feliz, porque  isso valoriza os pequenos restaurantes e comerciantes que, às vezes, ficam esquecidos em algumas áreas da cidade. Resgata muita gente, traz os novos e os antigos no ramo e bota todo mundo junto em um bairro histórico”, pontua.

Desde a revitalização do bairro com a realização de grandes eventos, a Prefeitura de Maceió segue promovendo iniciativas para revitalizar o Jaraguá. Lucas Veloso, 34, foi prestigiar o festival com a família. Ele aprova todo movimento que acontece na região.

“Achei fantástico porque é uma espécie de reinauguração do local, que está voltando a ser frequentado com pessoas que querem confraternizar. A Prefeitura acertou muito, além de trazer bares tradicionais da nossa cidade, é um ambiente bastante familiar, deixando ainda mais prazeroso e resgatando até o lazer da minha família que mora aqui perto, porque voltamos a passear com tranquilidade”, reconhece.

O festival contou, neste primeiro dia, com apresentação de artistas locais. Destaques para o grupo musical Samba do Tabuleiro e a cantora Wilma Araújo. Na programação deste sábado (21) se apresentam, às 18h30, Samba 3, e às 21h, o cantor Igbonan Rocha. É só conferir e aproveitar.

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)