Festival de Gastronomia Popular promove turismo gastronômico a partir desta sexta (20)

Evento acontece na sexta-feira (20) e sábado (21) das 17h, às 22h, proporcionando experiência culinária para maceioenses e turistas

Secom Maceió 19/01/2023 às 11:00
Festival de Gastronomia Popular promove turismo gastronômico a partir desta sexta (20)
Nesta primeira edição, serão 30 botecos, restaurantes e lanchonetes participantes, que oferecem sabores com ingredientes que valorizam a culinária da terra. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

Seguindo a programação do Verão Massayó, o Festival de Gastronomia Popular Maceió dos Prazeres acontece nesta sexta-feira (20) e no sábado (21), das 17h às 22h na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá. Mais de 30 botecos, restaurantes e lanchonetes vão proporcionar uma experiência gastronômica ao público - turistas e maceioenses - com a apresentação dos pratos que estão concorrendo ao prêmio Nide Lins de Turismo Gastronômico.

Com cardápio diversificado, quem for prestigiar o festival poderá experimentar comidas de boteco, sanduíches, pastéis, frutos do mar, entre outros. As comidas de boteco, de rua, caipirinhas e caipifrutas serão vendidas por um preço fixo de R$15. Já os produtos que estão concorrendo na categoria de melhor feira, como cavacos, cuscuz de arroz e quebra-queixo serão comercializados por R$10.

O evento é uma parceria da Prefeitura de Maceió com a jornalista e blogueira Nide Lins e traz histórias importantes dos empreendedores da gastronomia da capital, que além de apresentar seus pratos, sabores e temperos, também destacam a essência do evento, como valorização da culinária maceioense. Nesta primeira edição, serão 30 botecos, restaurantes e lanchonetes participantes, que oferecem sabores com ingredientes que valorizam a culinária da terra. 

Os pratos selecionados foram divididos em dez categorias:  melhor sanduíche; melhor pastel; melhor feijoada; melhor frutos do mar; melhor comidinha do Centro; melhor churrasquinho; melhor dona de boteco; melhor dono de boteco; melhor caipirinha; e melhor da feira. Para conhecer todos os participantes e votar, além de saber mais sobre o evento, acesse. A votação segue aberta até o domingo (22), encerrando às 12h. 

De acordo com a jornalista e curadora do Festival, Nide Lins, o Maceió dos Prazeres será uma celebração aos sabores da capital. 

“O festival vai reunir, num só lugar, várias histórias de donos de botecos e até de comida de rua, que não tem muita visibilidade, para que o alagoano e o turista possam conhecer o ouro da gastronomia da nossa terra. Será um momento de celebração dos sabores, aromas e temperos de gente que deixa a nossa Maceió mais gostosa e criativa, além de um resumo dos 10 anos do meu blog no TNH1”, disse Nide Lins, curadora do evento.

Homenageados - O Festival também conta com três homenageados: o Boteco do Tonho, Bar da Gil, em memória, e o chef e empreendedor André Generoso, do boteco Divina Gula, que atua desde 1988 na capital. 

Para reviver ainda mais o bairro de Jaraguá, o festival vai contar com apresentação de artistas locais, confira

Dia 20/01 (Sexta-feira) 

18h30 - Samba do Tabuleiro

21h - Wilma Araújo

Dia 21/01 (Sábado) 

18h30 - Samba 3

21h - Igbonan Rocha

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)