É falso! Prefeitura de Maceió não negligenciou limpeza de galerias pluviais

Foram retiradas 317 toneladas de lixo das galerias em 2021; material que obstrui canais de águas da chuva é proveniente de descarte irregular.

Secom Maceió 23/02/2022 às 13:30
É falso! Prefeitura de Maceió não negligenciou limpeza de galerias pluviais

Tem sido divulgado nas redes sociais que a Prefeitura de Maceió teria negligenciado a limpeza das galerias pluviais da cidade, o que teria provocado o alagamento de ruas da capital no último domingo (20). A informação é falsa. Só em 2021 mais de 13km de galerias passaram por processo de limpeza que retirou 317 toneladas de lixo. 

Uma das mensagens responsabiliza o Município pelo alagamento nas vias. “Vinte minutos de chuva foram suficientes pra mostrar que a Prefeitura negligenciou a limpeza das galerias”, acusa o texto.

O que é mentira?

Não choveu apenas durante 20 minutos e a Prefeitura não negligenciou a limpeza de galerias pluviais.

O que é verdade, então?

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que Maceió registrou 38,2mm de chuva em pouco mais de uma hora, 60% a mais que o volume esperado para todo o mês de fevereiro. “Devido à formação dessas nuvens serem rápidas e em curto espaço de tempo, a previsão consegue ter conhecimento apenas poucos minutos antes de serem formadas”, explica Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta.

Sobre a limpeza de galerias, só em 2021 as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizaram a limpeza e desobstrução de 13,7km de galerias, de onde foram retiradas 317 toneladas de lixo provenientes do descarte irregular. O serviço aconteceu em diversas localidades. Na parte baixa, por exemplo, o trabalho contemplou bairros como Ponta Verde, Jatiúca e Poço, assim como Vergel, Cambona e Trapiche. As ações estão registradas no site da Seminfra.

Confira algumas fotos do trabalho que tem sido realizado pela secretaria:

De acordo com o coordenador geral de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, o lixo jogado na rua é o principal vilão dos alagamentos, já que todo o resíduo é arrastado pela água da chuva e vai parar nas galerias. 

Rodas faz um apelo à consciência da população. "Vale destacar que muitos destes alagamentos ocorrem por conta do acúmulo do lixo que a própria população lança nas ruas, por isso pedimos o apoio dos maceioenses para que evitem descartar lixo em locais inadequados”, disse Gabriel Rodas, coordenador geral de drenagem da Seminfra.

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)