Alunas do Núcleo de Línguas Estrangeiras gabaritaram questões de espanhol e inglês no Enem 2022

Estudantes do polo Jacintinho colocaram em prática aprendizado no curso e tiveram êxito nas questões de linguagem

Arthur Vieira (estagiário)/Ascom Semed 20/11/2022 às 09:00
Alunas do Núcleo de Línguas Estrangeiras gabaritaram questões de espanhol e inglês no Enem 2022
Alunas do Núcleo de Línguas Estrangeiras tiveram êxito nas questões de inglês e espanhol do Enem. Foto: Ascom Semed

São grandes as histórias de vida que são moldadas através do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Secretaria de Educação de Maceio (Semed). Desta vez, elas estão ligadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual duas alunas do polo Jacintinho colocaram em prática todo o aprendizado obtido no curso e tiveram êxito nas questões de inglês e espanhol.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um divisor de águas para muitas pessoas, dando a oportunidade de ingressar em uma instituição de ensino superior e garantir aquele tão sonhado diploma que transforma vidas e gera novas oportunidades de crescimento.

A pedagoga Deborah Eloi, aluna do curso do Núcleo de Línguas Estrangeiras, foi uma das que conseguiram gabaritar as questões de inglês no Enem em 2022. Professora de reforço desde os 17 anos, ela estudou inglês por mais de três anos em cursos privados e ouviu na rádio que estavam abertas as vagas para o núcleo de línguas no Jacintinho.

Aluna do curso do Núcleo de Línguas Estrangeiras gabaritou nas questões de inglês do Enem 2022. Foto: cortesia
Aluna do curso do Núcleo de Línguas Estrangeiras gabaritou nas questões de inglês do Enem 2022. Foto: cortesia

“Sempre recebi uma demanda muito grande para reforçar matemática e inglês. Me inscrever nas aulas do núcleo foi a chave de virada na minha vida, pois foi muito diferente das aulas particulares que tive. Eram muito dinâmicas e diversificadas, sempre uma aula diferente da outra, com músicas, receitas, além de termos diversos "Breakfasts” para aprendermos os nomes dos alimentos que estávamos comendo naqueles cafés da manhã”, contou.

A pedagoga destacou, ainda, as práticas do curso que proporcionou diversos passeios para locais turísticos da cidade. 

"Conectamos diversos pontos turísticos com a língua inglesa aqui em Maceió. Aprendemos a falar sobre locais da nossa cidade no idioma inglês”, revelou.

Deborah contou como foi fazer o Enem novamente e quais foram suas motivações. “Minha vontade de prestar o Enem este ano surgiu do desejo de realizar a formação no curso de matemática. Os pais dos meus alunos sempre me pediam muito para reforçar estas duas disciplinas que sempre tive gosto de acompanhar desde o Ensino Médio. Com isso optei pela opção da língua inglesa e me surpreendi ao abrir o caderno de questões e perceber que eu tinha facilidade para ler aqueles textos. Muito diferente da minha primeira graduação onde acertei três. Nessa eu acertei as cinco”, enfatizou.

Maitê Lívia, 22 anos, também foi uma das alunas do polo Jacintinho que gabaritou as questões de linguagem, só que desta vez foi na língua espanhola.

Maitê Lívia, 22 anos, gabaritou as questões de espanhol no Enem. Foto: cortesia
Maitê Lívia, 22 anos, gabaritou as questões de espanhol no Enem. Foto: cortesia

Maitê Lívia já tinha sido aluna do núcleo há bastante tempo, quando ainda era adolescente, mas interrompeu as aulas por conta de problemas de saúde. No entanto, este ano, ela viu pela televisão que as inscrições tinham retornado e decidiu começar do zero e como as aulas foram importantíssimas para o fazer o Enem.

"Acabei não estudando a língua por fora, mas quando recebi a prova, as questões de Espanhol foram as melhores de responder e as mais fáceis, creio que pela metodologia utilizada em sala. Me sinto realizada, feliz e grata. Esperava ter um conhecimento a respeito, mas não tanto quanto vi na prática. Além disso, senti muito alívio também, pois em um momento tão tenso, ao abrir a prova e ver que já se tem conhecimento de algo, deixa a gente muito mais leve", revelou.

O professor e coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jefferson Simons, parabenizou em nome de todo o núcleo as alunas que gabaritaram as questões.

Professor e coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jefferson Simons. Foto: cortesia
Professor e coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras, Jefferson Simons. Foto: cortesia

"Para mim, para a professora de espanhol e para todo o Núcleo de Línguas é uma imensa alegria saber que nossos alunos tiveram êxito no Enem. Isso é sinal de que o ensino do Núcleo de Línguas Estrangeiras tem qualidade. Nós estamos levantando a bandeira do ensino público de qualidade e nada melhor do que vê na prática nossos alunos gabaritando as questões de espanhol e inglês em uma prova tão difícil quanto o Enem”, concluiu Jefferson Simons.

SECOM

Secretaria Municipal de Comunicação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5840 / 98882-8116 (Imprensa)