Secretaria do Bem Estar Animal promove ação no Benedito Bentes
Iniciativa leva consultas veterinárias, aplicação de medicamentos e implantação do microchip de segurança em cavalos
A Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal de Maceió promoveu, nesta terça-feira (22), uma ação sobre cuidados em saúde e segurança de equinos, pertencentes aos carroceiros do Benedito Bentes.
Durante a iniciativa, foram realizadas consultas veterinárias, fornecidos medicamentos para combater vermes, carrapato e aplicação de soro, nos casos em que foram necessários. Além do implante do microchip de segurança, que reúne todas as informações sobre o animal e o seu tutor, sendo impossível falsificá-las.
Conforme o diretor da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Dário Guedes, é muito importante esse contato entre o sistema de saúde e os carroceiros, para que eles possam sempre estar cientes das doenças e dos riscos que podem acometer os equinos, além dos cuidados que são necessários.
“Conversamos com todos os carroceiros que estiveram aqui na ação e os orientamos. Agora, eles estão ainda mais preparados para cuidar de seus animais e estão cientes que podem nos procurar, a qualquer momento, pois estamos aqui para servi-los”, disse.
De acordo com o veterinário, Antônio Salgueiro, a ação foi realizada para conscientizar os carroceiros sobre os cuidados e a atenção necessária que é preciso para manter o animal saudável.
“Esse é um evento muito importante de proteção e cuidado. Nós viemos para conscientizar os carroceiros sobre os cuidados que são necessários e aproveitamos para consultar esses animais e verificar as condições de saúde, medicar os cavalos e implantar os chips com identificação eletrônica nos animais, que ajuda a diminuir o abandono ”, pontuou.
Feliz e entusiasmado, José Ferreira é carroceiro há mais de 20 anos e disse que está muito feliz por participar da ação, evidenciando o compromisso da Prefeitura de Maceió com o bem-estar animal.
"A Prefeitura de Maceió está de parabéns pela ação. Eu gostei muito do que foi feito hoje com o meu animal, ele foi cuidado, tratado e agora está mais seguro com o chip. E as pessoas que trabalham com carroceria tem que trabalhar sempre com amor, cuidado e bom senso, pois, nós precisamos deles e eles (os animais) precisam da gente, afinal, o nosso ganha pão é por causa deles. Se eles não estiverem bem a culpa é nossa, por isso nós devemos sempre cuidar e zelar por eles que dependem da nossa responsabilidade”, finalizou.
Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal
Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h