Prefeitura de Maceió efetiva políticas públicas de saúde e bem-estar animal
Em quatro anos, ações beneficiam pets com castração, adoção responsável e orientações aos tutores
A causa animal ganha cada vez mais atenção na capital alagoana, graças a um conjunto de ações e políticas públicas implantadas pela Prefeitura de Maceió, desde 2021. A criação da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal (Sebema) é uma das principais conquistas, sendo a primeira na história da cidade, que efetiva o compromisso da gestão com a proteção e o cuidado dos animais.
Criada em 2023 pelo prefeito JHC, a Sebema é responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os animais domésticos, entre elas, a realização de feiras de adoção responsável, ações educativas, consultas e castrações.
O trabalho desenvolvido já resultou em mais de 2.600 castrações de cães e gatos por meio do Castramóvel, equipamento itinerante dedicado à castração gratuita de animais, que percorre as diversas regiões da cidade e contribui para o controle da população animal. Os animais castrados também recebem microchips de identificação.
Ângela Maria, tutora do gatinho Fred, levou seu pet para ser castrado em uma das ações e ressaltou a importância de oferecer o serviço de graça. “A gestão do prefeito JHC está de parabéns por nos ajudar a manter o cuidado e o controle da reprodução e do abandono dos bichos. Na maioria das vezes, a gente não consegue pagar por esses serviços de castração que estão sendo disponibilizados pelos programas da Prefeitura. E eles são ótimos pra gente que vive na periferia e tem amor, zelo e cuidado pelos nossos bichinhos”, disse Ângela.
A Sebema, em conjunto com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), também realiza campanhas de vacinação contra a raiva e oferece atendimento veterinário gratuito por meio dos programas Brota na Grota e Saúde da Gente. Desde 2021, já foram realizados mais de 7.500 atendimentos e consultas, além de 2.455 vacinas aplicadas em cães e gatos.
Feiras de Adoção
De iniciativa da Sebema e da UVZ, as feiras de adoção são realizadas de forma periódica e já se consolidaram como um importante espaço para facilitar a adoção responsável de animais no município de Maceió. Durante os quatro anos de realização, 349 animais foram adotados, o que ofereceu a oportunidade de uma nova vida para cães e gatos resgatados das ruas ou abrigos.
“Tem muitos animais jovens que colocamos na feira, antes que passem muito tempo nas ruas. Esses animais são resgatados ou recebemos de tutores que tem algum pet que teve muitos filhotes. Então, resgatamos, damos as orientações iniciais, para organizar e colocá-los na feira de adoção”, explica a médica veterinária Ana Thereza Macedo.
Ações educativas
A secretaria também promove ações educativas e de conscientização sobre a importância dos cuidados com os animais domésticos e do combate aos maus-tratos. Os tutores recebem orientações de médicos veterinários e cartilhas com informações educativas de como cuidar bem de seus animais.
Combate aos maus-tratos
A Sebema recebe e apura denúncias de maus-tratos contra animais por meio do WhatsApp (82) 98752-6505. Após receber a informação, uma equipe é deslocada até o local para verificar o estado dos animais e dar os devidos encaminhamentos necessários.
Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal
Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h