Oito animais conseguiram um lar através na Feira de Adoção da Prefeitura

Mais de 200 animais já foram adotados com as feiras de adoção permanente da Prefeitura de Maceió

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 05/09/2022 às 08:34
Oito animais conseguiram um lar através na Feira de Adoção da Prefeitura
Feira de Adoção já totaliza mais de 200 adoções responsáveis. Foto: Ascom GGI-CA

Neste domingo (4), ocorreu na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. Na ocasião, oito animais foram adotados, sendo seis cães e dois gatos.

No local, também foram aplicadas doses de vacina antirrábica nos cães e gatos que foram levados à feira pelos seus tutores. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

A coordenadora do GGI-CA, Fernanda Rodrigues, ressaltou o compromisso que a equipe municipal tem em passar para os novos tutores as responsabilidades envolvidas ao realizar uma adoção.

“Uma adoção responsável inclui a tomada de medidas e precauções com a vida dos pets. É necessário ter consciência de que os animais vivem por longos anos e que demandam tempo para brincadeiras e passeios, além de cuidados com a saúde, alimentação e a higiene. É de total responsabilidade dos tutores assegurar o bem-estar dos animais. Por isso, as feiras são acompanhadas de um trabalho socioeducativo para que a população compreenda as responsabilidades necessárias ao fazer o acolhimento de um pet”, explicou a coordenadora. 

O aposentado, José Antônio, disse que sempre faz caminhadas pela região e já havia visitado a feira.

“Gostei muito do atendimento do pessoal da Prefeitura, estou levando essa cachorro filhote para casa. Sempre gostei de animais. É muito bom ver que o prefeito está trabalhando, pensando também nos animais, se cada um fizer sua parte vamos ter menos cães e gatos nas ruas. É muito triste ver os bichinhos sofrendo e não poder fazer nada”, contou José Antônio.  

O GGI-CA informa que para adotar um animal, o tutor deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h