Gabinete da Causa Animal realiza trabalho socioeducativo integrado ao Programa Escola Alerta
Médicas-veterinárias do GGI-CA ministraram oficinas socioeducativas sobre maus-tratos e bem-estar animal
A equipe de medicina veterinária do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para a Causa Animal (GGI-CA) da Prefeitura de Maceió deu início, nesta quarta-feira (26), aos trabalhos socioeducativos do projeto Escola Alerta da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os alunos da Escola Municipal Cícera Lucimar De Sena Santos participaram de dinâmicas e brincadeiras direcionadas para educação ambiental e cuidado com os animais.
O Escola Alerta é uma ação intersetorial e interinstitucional desenvolvida pela Prefeitura de Maceió e conta com a participação ativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sendo uma iniciativa da área de Educação Ambiental e Sustentabilidade. Após articulações de alinhamento, o Gabinete da Causa Animal passa a compor o quadro de atividades do projeto, agregando conhecimentos sobre o cuidado com os animais.
As médicas-veterinárias Caroline Vital e Thais Soares, responsáveis pelo Programa Educacional em Saúde Ambiental Permanente ministraram oficinas sobre maus-tratos e bem-estar animal para 340 estudantes, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A equipe do Gabinete vai percorrer escolas municipais com o objetivo de levar informação e conscientização aos alunos servidores das unidades.
A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, ao participar da ação destacou a importância da realização desse trabalho nas escolas.
“Nós, do Gabinete da Causa Animal, entendemos a importância de ações socioeducativas efetivas que possibilitem não só a permanência do programa, mas também o desenvolvimento de ações práticas mais assertivas dentro do nosso Município. Por isso atuamos com profissionais capacitados realizando esse trabalho nas escolas para que a nova geração já cresça consciente dos cuidados com o meio ambiente e com os animais”, relatou a coordenadora.
A médica-veterinária do GGI-CA, Caroline Vital, apresentou o desenvolvimento das atividades. “Já era visualizada a necessidade da implantação de projetos socioeducativos que andassem em conjunto à atuação do Castramóvel. A introdução das oficinas sobre bem-estar animal e maus-tratos nas escolas municipais através do Escola Alerta foi de extrema importância para nossa equipe introduzir esses assuntos nas escolas, difundindo conhecimento e discutindo sobre os temas abordados através de brincadeiras lúdicas, aproximando os alunos com cenas vistas no cotidiano correlacionando a atuação do médico veterinário”, pontuou Caroline.
Apesar da complexidade que envolve o tema, nesta etapa do programa a equipe socioeducativa trouxe uma abordagem mais lúdica para que as crianças se aproximassem ao máximo dos assuntos.
Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal
Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h