Gabinete da Causa Animal promove neste domingo (13) nova edição da Feira de Adoção

Feira de Adoção organizada pelo Gabinete da Causa Animal em parceria com a Unidade de Vigilância em Zoonoses leva cães e gatos disponíveis para adoção na orla de Ponta Verde

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 12/03/2022 às 12:00
Gabinete da Causa Animal promove neste domingo (13) nova edição da Feira de Adoção
Cães e gatos vão estar disponíveis para adoção na 18ª edição da feira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) vai realizar neste domingo (13), das 08h às 16h, mais uma Feira de Adoção na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. Essa ação teve início em outubro de 2021 e já totaliza 17 edições. Cães e gatos (filhotes e adultos) estarão disponíveis para adoção, na ocasião a equipe da UVZ também estará aplicando doses de vacina antirrábica.

Executar e controlar as políticas de adoção de caninos e felinos é um dos compromissos do GGI Causa Animal e as feiras, que já somam 115 adoções, têm demonstrado os avanços nesse âmbito. Com essa ação o Município dá ênfase ao respeito à vida animal, à guarda responsável e à adoção consciente. 

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, convida a população de Maceió para visitar a feira.

"As feiras de adoção têm contribuído bastante para reduzir o número de animais em situação de abandono no Município. Estamos trabalhando para reduzir esse quantitativo e mudar a vida dos animais que aguardam por uma adoção na UVZ e nas ONGs”, afirmou a Coordenadora. 

Cuidado com a saúde e bem-estar dos animais que participam da Feira de Adoção tem sido acompanhado pela coordenadora do GGI-CA Macella Soares. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Cuidado com a saúde e bem-estar dos animais que participam da Feira de Adoção tem sido acompanhado pela coordenadora do GGI-CA Macella Soares. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A coordenadora também explica que os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Já os filhotes passam por avaliação do médico veterinário e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.

O GGI Causa Animal é responsável por gerenciar, articular e implementar políticas públicas voltadas aos animais. Nesse sentido, existe a preocupação constante para manter os cuidados relacionados à saúde e bem-estar dos animais que são levados para as feiras. Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade. 

Para adotar

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Ao preencher a ficha de adoção os donos ficam cientes da responsabilidade e deveres que devem ter com os pets. 

Serviço

Domingo (13), das 8h às 16h, na Rua Aberta da orla de Ponta Verde. A tenda ficará na altura do Palato Praia.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h