Gabinete da Causa Animal conhece experiência em saúde e bem-estar de animais em São Paulo

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 19/03/2022 às 14:30
Gabinete da Causa Animal conhece experiência em saúde e bem-estar de animais em São Paulo
GGI-CA foi recebido pela coordenadora da COSAP, Analy Xavier. Foto: cortesia

A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal de Maceió (GGI-CA), Marcella Soares, visitou nesta sexta-feira (18), as instalações da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), que fica localizada no Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos (CMACG) da capital paulistana. 

A coordenadora da COSAP, Analy Xavier, apresentou as instalações do centro e falou do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) e demais ações voltadas para o atendimento clínico e cirúrgico aos animais por meio de hospitais veterinários públicos.

A COSAP é uma referência no país no que confere ao incentivo às adoções de cães e gatos, como também, articula acolhimento para animais de grande porte (cavalos, bois e porcos). Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), que é obrigatório pela legislação do município de São Paulo a todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses. Essa ação facilita a localização dos tutores no caso de animais perdidos.

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, destacou a importância da visita técnica para a troca de experiência entre as duas capitais.

"Essas trocas de experiências tem agregado muito para aprimorar os projetos existentes e implementar novos. O GGI-CA segue trabalhando para desenvolver ações voltadas para as políticas públicas da causa animal em Maceió”, revelou a coordenadora. 

Marcella Soares conheceu o Centro Municipal de Adoção (CMACG), que foi construído pela Prefeitura de São Paulo para o acolhimento de animais disponíveis para adoção. O Centro possui 25 canis e 20 gatis com áreas cobertas, solários individuais e acesso aos jardins, onde acontecem as recreações, atividades físicas e interações entre os animais e as pessoas. 

No Centro de Adoção encontram-se cães e gatos de diferentes portes, idades e pelagens. Nessa frente das adoções responsáveis, o GGI Causa Animal tem trabalhado bastante nas feiras de adoção e vai seguir desenvolvendo novos projetos para ampliar a atuação em prol da causa animal. 

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h