Estudantes de escola municipal na Pescaria participam de atividades sobre preservação do Rio Meirim

Programação conta com oficinas, palestras e contação de histórias na unidade de ensino Neide de França

Jamerson Soares/Ascom Semed 24/11/2023 às 14:42
Estudantes de escola municipal na Pescaria participam de atividades sobre preservação do Rio Meirim
Estudantes da Escola Municipal Neide de França participaram de oficinas de pintura com temas voltados para a preservação dos rios e animais marinhos. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Em alusão ao Dia do Rio, celebrado nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed), em parceria com a Secretaria Extraordinária da Causa Animal (Sebema) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), realizou o dia D de conscientização sobre a preservação dos rios e dos vegetais e animais que vivem neste importante bioma aquático. A atividade ocorreu na Escola Municipal Neide de Freitas França, na comunidade Saúde, no bairro Pescaria.

Segundo a técnica de Educação Ambiental da Semed, Amoni Nobre, a ação faz parte do projeto chamado "Datas de Sensibilização", que foi criado este ano como uma forma de mobilização e reflexão sobre assuntos referentes ao meio ambiente. "A gente seleciona as datas comemorativas do ano que têm a ver com o meio ambiente e realizamos eventos ou ações que envolvem oficinas, palestras, exposições, entre outros. Escolhemos a Neide França por ser uma escola que fica próximo ao Rio Meirim, um importante local para a comunidade", explicou.

Além da Semed, também estavam presentes equipes da Secretaria Extraordinária da Causa Animal e do projeto Mar à Vista, do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD/Ufal), que promoveram oficinas de pintura de animais marinhos nas crianças, palestras sobre as arboviroses, a prevenção de focos do mosquito Aedes aegypti e a importância do cuidado aos animais e contação de histórias.

Foi organizada também uma conferência com as equipes, a comunidade e suas lideranças, e estudantes, com o objetivo de ouvir as demandas, problemas e as propostas de soluções da população. Após a conferência, será criado um documento, cujas propostas serão levadas a instituições do poder público.

"Há uma busca constante de uma consciência ecológica, de um respeito à biodiversidade local e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida dos moradores e dos nossos estudantes. A importância do tratamento dos animais, a importância das buscas, para que os adolescentes possam trazer propostas e encaminhamentos", destacou o coordenador pedagógico da escola, Bruno Duarte.

O estudante João Marcos de Oliveira, 10 anos, disse o aprendeu com as atividades. "Aprendi sobre o rio e a sua importância. Animais do mar que nunca tinha visto. Gostei também de saber mais sobre o mosquito da dengue e aprendi que não pode deixar água parada", revelou.

Já a aluna Esther Vitória Santos de Melo, 9 anos, também falou da importância de sua participação no evento. "Já eu vi que tem muitos animais marinhos como jacaré, arraias, baleias, estrela-do-mar. Gostei muito de saber sobre os rios, tomo muito banho neles. Amei ver que eles ensinaram para a gente", disse.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h