Secretaria de Bem Estar Animal orienta sobre os cuidados para proteger os animais de estimação durante o frio

Cães e gatos precisam de atenção especial nesse período

Thaís Soares/Ascom Sebea 06/06/2023 às 12:41
Secretaria de Bem Estar Animal orienta sobre os cuidados para proteger os animais de estimação durante o frio
Foto: Reprodução/Internet

O inverno chegou e com ele o frio. Assim como os seres humanos precisam de casacos para esse período, os animais também precisam de cuidados especiais; seja pela sensação de frio ou pela prevenção de doenças comuns desta época. A temperatura ambiente cai e afeta a temperatura corporal; razão para muito mal estar e oportunismo infeccioso.

Em Maceió, nos meses entre junho e agosto, a temperatura média que normalmente é de 29°C pode cair para até 21°C. Diante dessas variações, é essencial ficar atento ao comportamento dos animais e tomar medidas para garantir o seu bem-estar.

Uma preocupação importante é com o ambiente. Quem tem cão ou gato deve ficar atento ao comportamento deles. Um bom sinal de que há frio é a postura corporal encolhida; se há muitos animais na residência eles procuram se deitar juntinhos, buscam tapetes, caixas de papelão e reduzem as brincadeiras. A atenção deve ser redobrada aos filhotes e idosos. É comum observar tremor e relutância em caminhar. Tudo por causa do frio.

Isso demonstra a necessidade de organizar os ambientes de acolhimento, como caminhas, mantas e casinhas. Mantendo o cuidado de lavar estes objetos e secar ao sol frequentemente para evitar acúmulo de microrganismos como fungos. É importante também, manter o fornecimento de ração adequada e deixar água limpa à vontade.

Outra preocupação deve ser com a prevenção de doenças comuns da época fria. Nesse caso, é preciso manter o calendário de vacinação atualizado. A vacinação polivalente (inteira responsabilidade dos tutores) previne doenças sérias que mais se manifestam no período frio, no caso dos cães: traqueobronquite infecciosa, bronquite crônica, leptospirose e cinomose. Para gatos, também evita infecções respiratórias como o complexo respiratório viral felino. Filhotes não vacinados e adultos com baixa imunidade são os mais vulneráveis.

Os banhos devem ser reduzidos; porém em caso de molhar o corpo do animal, sempre usar secador para se certificar de que não ficaram em umidade. Essas recomendações são referenciadas pela médica veterinária Evelynne Marques, Diretora técnica da Secretaria Extraordinária de Bem-Estar Animal. O objetivo do cuidado no inverno é manter a temperatura corporal adequada evitando situações de esfriamento. A diretora ainda faz um alerta: “Se recolher algum animal que esteja em situação de rua, leve-o antes a um veterinário e evite misturar com os animais que já habitam na residência.” 

“Ao seguir essas dicas, você estará garantindo o bem-estar e a saúde de seus companheiros de quatro patas durante o inverno. Lembre-se de que nossos animais de estimação dependem de nós para protegê-los e cuidar deles em todas as estações do ano. Com cuidado, atenção e amor, podemos garantir que eles fiquem quentinhos e saudáveis mesmo nas temperaturas mais baixas”, finalizou.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h