Grupo de trabalho prossegue com levantamento de animais na orla lagunar

Equipe participou do terceiro dia de trabalho nesta quinta-feira (12)

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 12/05/2022 às 14:28
Grupo de trabalho prossegue com levantamento de animais na orla lagunar
Grupo de Trabalho para Análise e Reordenamento da Criação de Animais na Orla Lagunar. Foto: Ascom GGI Causa Animal

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) seguem com o levantamento das espécies e a quantidade de animais criados na orla lagunar, no bairro Vergel do Lago. Nesta quinta-feira (12), as equipes municipais percorreram mais um trecho da região entrando em contato com a população e preenchendo o formulário para o levantamento.

No terceiro dia de atividades, as equipes observaram que há um número significativo de animais de diferentes espécies na região. Todos os dados obtidos serão tabulados no final da ação para que as secretarias municipais envolvidas desenvolvam ações e projetos que visem a execução de políticas públicas de reordenamento da população animal da orla lagunar. 

Toda a orla lagunar será percorrida com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação vigente com o objetivo de propor ações que tragam melhorias sanitárias, visando a manutenção da saúde e o bem-estar da população e dos animais, bem como, a efetividade na proteção ambiental.

O Grupo de Trabalho vai propor intervenções e soluções efetivas para as demandas encontradas em consonância com a legislação vigente e necessidades da população local, tendo em vista que os animais possuem uma relação de subsistência das famílias residentes na orla lagunar.

No final dos trabalhos será elaborado um Relatório Circunstanciado que será avaliado pelo Prefeito de Maceió, órgãos de controle e comunidade interessada.

Grupo de Trabalho

Essa ação de campo é a primeira mobilização após a criação do Grupo de Trabalho para Análise e Reordenamento da Criação de Animais na Orla Lagunar no bairro do Vergel do Lago, que foi instituído mediante portaria publicada na terça-feira (3), no Diário Oficial do Município.

GGI Causa Animal

O Gabinete da Causa Animal participou da ação, conversando com a população para mapear e quantificar os animais domiciliados, semi domiciliados e comunitários. Esse levantamento vai direcionar a equipe para que sejam realizadas ações que contemplem também os cães e gatos dos moradores, como explicou a coordenadora do GGI-CA, Marcela Soares.

“A equipe do Gabinete esteve presente na ação auxiliando no levantamento das informações, queremos contemplar a população com o Programa de Esterilização de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió, realizar consultas eletivas com as nossas veterinárias e atuar juntamente com o Grupo de Trabalho com as demais atividades voltadas para promoção da saúde, defesa, proteção e bem-estar dos animais da orla lagunar", informou Marcella Soares. 

A médica-veterinária Maria Clara Carlos, que compõe a equipe do Gabinete da Causa Animal, resumiu a situação que foi encontrada durante o levantamento.  

“Foi identificado, logo no primeiro momento, uma grande quantidade de animais dispersos na região. Podemos identificar que as pessoas entendem a importância da castração e que querem o serviço o quanto antes, pois há muitos animais cruzando entre si, e só aumentando a população. De antemão, todos os animais necessitarão de vermifugação, preventivos para pulgas e carrapatos e os tutores precisam de orientação sobre educação sanitária, ambiental e o correto manejo alimentar”, ressaltou a veterinária. 

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h