Gabinete da Causa Animal realiza castrações em animais de protetora independente habilitada através de edital municipal

Gabinete da Causa Animal tem realizado ações de apoio às ONGs e protetores independentes

Wilson Smith/Ascom GGI-CA 23/09/2022 às 12:42
Gabinete da Causa Animal realiza castrações em animais de protetora independente habilitada através de edital municipal
Equipe do Castramóvel da Prefeitura de Maceió realizou 38 castrações. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para a Causa Animal (GGI-CA) esteve com o Castramóvel realizando a castração de 38 animais de uma das protetoras habilitada através do edital N°. 01/2022 para cadastro de ONGs e protetores independentes. 

Conforme o edital de cadastramento, os habilitados terão prioridade nas ações desenvolvidas pelo Gabinete que atualmente engloba a castração, vacinação, participação das feiras de adoção e microchipagem dos animais.

Walma Emanuelle, protetora contemplada na primeira ação é uma das pessoas que está a frente do projeto Cats Maceió lidando de perto com a realidade de animais não domiciliados e entende a importância não só de assistir esses animais com cuidados básicos, mas também de promover o controle populacional desses animais. 

A médica veterinária do GGI-CA, Thais Soares, relatou os benefícios da castração “A castração traz não só benefícios como o controle da superpopulação de animais, mas também a redução de problemas de saúde, prolongando a vida do animal e controlando a disseminação de doenças infecto contagiosas”, ressaltou a veterinária. 

A protetora beneficada, Walma Emanuelle, enfatizou a importância da ação junto aos protetores independentes.

“Esperamos que iniciativas como essas sejam multiplicadas para que a população carente seja assistida. É um avanço no nosso Município que não tinha políticas públicas e ações relacionadas a esses animais de rua que sofrem tanto desprezo e violência. Que seja um exemplo para outros municípios que ainda não possuem essa iniciativa. Nós, do projeto Cats, gostaríamos de agradecer imensamente a Prefeitura de Maceió junto ao Gabinete da Causa Animal por proporcionar a castração desses animais de rua”, pontuou Walma.

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Fernanda Rodrigues, destacou sobre a realização desse atendimento.

“Ficamos felizes em estar construindo ações inclusivas juntos aos protetores independentes de Maceió. Pretendemos ampliar nossas ações e torná-las ainda mais capilarizadas na capital”, finalizou a coordenadora. 

O Gabinete reforça a importância da realização do cadastro por parte dos protetores nas próximas edições que irão ocorrer semestralmente, pois uma maior adesão repercute num levantamento mais preciso do quantitativo de animais que precisam de auxílio do poder público e contribui para o desenvolvimento de novos projetos, bem como o aprimoramento dos já existentes.  

Para mais informações é possível entrar em contato através de nossa central via WhatsApp: 82 98752-6505

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h