Gabinete da Causa Animal faz alerta sobre os efeitos dos fogos de artifício nos pets

Cães e gatos sofrem com o barulho e algumas medidas podem contribuir para auxiliar a saúde dos animais

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 30/11/2022 às 12:05
Gabinete da Causa Animal faz alerta sobre os efeitos dos fogos de artifício nos pets
Cães e gatos podem sofrer com o barulho dos fogos de artifício. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) faz um alerta sobre algumas medidas que podem ser tomadas pelos tutores para proteger os animais do barulho dos fogos de artifício, já que eles podem assustar os pets. Isso acontece porque os animais possuem uma capacidade auditiva mais aguçada do que a de seres humanos.

Em épocas de campeonatos de futebol e festas de fim de ano, a incidência de fogos é constante e é importante que o tutor aprenda técnicas que possam ajudar a acalmar os animais e deixá-los com a sensação de segurança, até a queima de fogos de artifício terminar.

Os especialistas recomendam que é importante, sempre que possível, que os tutores não deixem os pets sozinhos. Em momento de muito barulho, se eles estiverem sem companhia, podem passar mal. O barulho excessivo pode servir de gatilho para uma crise, e com o tutor por perto, o socorro é imediato. 

A equipe de medicina veterinária do Gabinete repassou algumas orientações sobre os cuidados com a saúde dos pets. 

Os animais também podem tentar escapar da residência e isso pode levar a machucados sérios e até o óbito. Manter o animal identificado, com placa na coleira contendo o número do telefone é uma medida importante, pois em caso de fuga do animal, a chance de recuperá-lo é maior. Outra dica está na preparação de um ambiente acolhedor para o animal, mantendo portas e janelas fechadas, retirando objetos pontiagudos que possam causar algum acidente. 

“Mesmo que alguns animais não demonstrem incômodo auditivo com os fogos, eles fazem parte de uma pequena parcela, em sua grande maioria os desconfortos gerados para os pets podem evoluir de uma leve crise de ansiedade até convulsões. É importante ressaltar que o barulho causado pelos fogos é inoportuno para outras minorias também como autistas, recém nascidos e idosos”, alertou a médica-veterinária, Caroline Vital.

A veterinária também reforçou outras medidas. "Mediante prescrição médica veterinária podem ser utilizados feromônios sintéticos para simular os naturais na tentativa de deixar o ambiente mais aconchegante para os pets diminuindo o grau de ansiedade”, informou. 

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, reforçou o compromisso da equipe em repassar orientações sobre os cuidados com os pets. 

“Nossa equipe médica veterinária está atenta no que diz respeito às orientações sobre os cuidados com os pets e nesses dias de Copa, com a incidência dos fogos que acabam causando incômodo e riscos aos animais, nossas profissionais elencaram estas medidas que visam contribuir com a saúde e bem-estar dos animais”, reforçou a coordenadora.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h