Gabinete da Causa Animal e UVZ realizam feira de adoção na Rua Aberta no domingo (20)

Ação incentiva adoção responsável na capital

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 18/03/2022 às 12:50
Gabinete da Causa Animal e UVZ realizam feira de adoção na Rua Aberta no domingo (20)
Feira de Adoção acontece no domingo (20), na Rua Aberta da orla de Ponta Verde. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Neste domingo (20) acontece na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação será realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h. A iniciativa, coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), já assegurou lares para 123 animais desde sua implementação em outubro de 2021, mudando a realidade de abandono que os pets do Município viviam. 

A feira vai contar com cães e gatos (adultos e filhotes) disponíveis para adoção. Todos os pets estão saudáveis, os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Já os filhotes passam por avaliação do médico veterinário e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.

Felinos adultos e filhotes vão estar disponíveis para adoção na feira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Felinos adultos e filhotes vão estar disponíveis para adoção na feira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Bruno Eduardo relatou para a equipe do Gabinete que ficou apaixonado por um cão na feira do domingo passado (13), mas acabou não realizando a adoção. No entanto, após pensar e conversar com a família decidiu ir até a UVZ para realizar a adoção e está muito feliz com a chegada do pet em seu lar. 

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade, de segunda-feira à sexta-feira, das 08 às 14h. 

Bruno Eduardo com seus filhos e pet, novo integrante da família. Foto: Ascom GGI Causa Animal
Bruno Eduardo com seus filhos e pet, novo integrante da família. Foto: Ascom GGI Causa Animal

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, está sempre presente nas edições das feiras e explica que a parte educativa da população é um pilar muito importante. 

“É preciso ter responsabilidade e compromisso quando é realizada uma adoção, pois se trata de uma vida. Reforçamos sempre nas feiras que a adoção responsável é o conjunto de cuidados que deve ser seguido pela família que decide ter um animal em seu lar, ao assinar o termo de adoção o tutor precisa garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família”, explica a coordenadora. 

Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Ao adotar é dada uma chance de recomeço ao animal escolhido. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A equipe presente nas feiras orienta os novos tutores a terem em mente que os pets vão viver por muitos anos e que necessitará de cuidados em todas as etapas da vida, independente das mudanças que a rotina das famílias venha a sofrer no decorrer desse período.  Os animais são seres sencientes, ou seja, eles sentem dor, medo, saudade, alegria e tristeza. Eles são parte da família e precisam de afeto e cuidados. Atuar em prol da saúde e bem estar dos animais é um dos compromissos do Gabinete. 

Para adotar

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Ao preencher a ficha de adoção os donos ficam cientes da responsabilidade e deveres que devem ter com os pets.

Serviço

Domingo (20), das 8h às 16h, na Rua Aberta da orla de Ponta Verde. A tenda ficará na altura do Palato Praia.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h