Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura adoção para animais

Gabinete da Causa Animal tem trabalhado na promoção da adoção responsável no Município

Wilson Smith / Ascom GGI Causa Animal 25/07/2022 às 10:51
Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura adoção para animais
Manuel Rodrigues adotou uma gata na edição da feira desse fim de semana. Foto: Ascom GGI-CA

Nesse domingo (24), ocorreu mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião foram adotados cinco cães e dois gatos.

A população tem participado ativamente das feiras, que já totalizam mais 170 adoções responsáveis. O enfermeiro Manuel Rodrigues falou sobre a adoção responsável que realizou.   

“Já tinha visto a estrutura da Feira na Rua Aberta, e ontem resolvi fazer uma visita, gostei muito do atendimento da equipe, estão todos de parabéns, recomendo para quem quiser adotar. Peguei uma gatinha nesta edição da feira, a Bela, que já tem uma irmãzinha que adotei da rua”, contou Manuel.

O GGI-CA segue trabalhando na articulação das feiras para que elas aconteçam todos os domingos, visando a diminuição dos pets abandonados.  Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana na unidade. 

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Fernanda Rodrigues, falou sobre a importância da realização das feiras de forma permanente aos fins de semana. 

“O Gabinete da Causa Animal tem realizado as feiras de adoção todos os fins de semana, tendo o propósito de diminuir o número de animais que estão em situação de abandono. A melhor maneira de combater o número de animais abandonados é promovendo adoção responsável, que consiste em conscientizar possíveis tutores sobre tudo o que está envolvido na adoção de um animal, para que seja possível tomar essa decisão de forma consciente”, explicou a coordenadora.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Os filhotes têm prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um microchip que permite identificar o responsável em caso de abandono ou perda.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h