Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió acontece na Rua Aberta neste domingo (27)

Através das feiras, cães e gatos têm a possibilidade de encontrar famílias que assegurem adoção responsável

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 25/11/2022 às 09:46
Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió acontece na Rua Aberta neste domingo (27)
Cães e gatos vão estar disponíveis para adoção responsável na Rua Aberta. Foto: Secom Maceió

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) vai realizar, neste domingo (27), das 8h às 16h, mais uma Feira de Adoção na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. A ação será executada em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Além dos cães e gatos disponíveis para adoção, a equipe da UVZ também vai aplicar doses de vacina antirrábica nos pets que forem levados para a feira pelos seus tutores. 

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, ressalta a importância da realização das feiras de adoção de forma permanente.

“A Feira de Adoção já soma mais de 300 acolhimentos responsáveis em pouco mais de um ano, essa conexão entre os pets e a população tem sido fundamental para difundir a adoção responsável, pois em todas as edições os médicos veterinários que acompanham as feiras realizam um trabalho socioeducativo com orientações sobre os cuidados e responsabilidades que precisam ter com os animais ao longo de toda a vida”, explicou a coordenadora.

Além disso, todas as adoções estão sendo monitoradas pela equipe médica veterinária do GGI-CA para que seja possível acompanhar a adaptação e evolução dos pets adotados nas feiras junto a seus tutores. Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade. Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do telefone (82) 98752-6505.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Já os filhotes passam por prévia avaliação médico veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h