Feira de Adoção da Prefeitura assegura cinco acolhimentos responsáveis no fim de semana

Nesta edição, três gatos e dois cães foram adotados

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 15/08/2022 às 08:30
Feira de Adoção da Prefeitura assegura cinco acolhimentos responsáveis no fim de semana
Gabinete da Causa Animal da Prefeitura de Maceió tem estimulado a adoção responsável no Município. Foto: Ascom GGI-CA

Neste domingo (14) ocorreu na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. Na ocasião, mais cinco pets foram adotados, sendo três gatos e dois cães. Na ação, também foram aplicadas doses de vacina antirrábica nos cães e gatos que foram levados à feira por seus tutores.

Estimular a adoção responsável é uma das frentes de trabalho desenvolvidas pelo Gabinete da Causa Animal. As feiras têm acontecido de forma permanente desde outubro de 2021, aos fins de semana, e já asseguraram acolhimento para mais 200 animais. 

A estrutura da feira foi montada na altura do Palato Praia, funcionando das 8h às 16h. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

A coordenadora, Fernanda Rodrigues, falou sobre os cuidados que são tomados com os animais que participam das feiras.

“Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Já os filhotes passam por avaliação dos veterinários e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses, para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração”, explicou a coordenadora.

Os novos tutores recebem orientações sobre os cuidados e responsabilidades que precisam ter com os animais, como manter a vacinação em dia, dar alimentação adequada nas quantidades ideais para os animais, além de assegurar o acompanhamento veterinário e os medicamentos necessários ao longo da vida do pet.

Outro cuidado importante é a castração, que é garantida pela Prefeitura de Maceió para todos os animais que participam das feiras.

O aposentado, José Gerônimo, que soube da ação através das notícias repercutidas nos veículos de imprensa local, adotou um gato. E falou sobre o atendimento da equipe.

“A equipe da Prefeitura está de parabéns por esta ação. Todos foram muito atenciosos, realmente é muito importante esse trabalho, porque tira os animais abandonados das ruas. Os animais precisam dessa atenção do poder público”, relatou Gerônimo. 

Além das feiras da Prefeitura, que acontecem todos os domingos, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira a sexta-feira, diretamente na unidade. 

Mais informações sobre as Feiras de Adoção de pets e outras questões relativas à proteção e garantia de direitos dos animais podem ser obtidas no número (82) 98752-6505.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h