Equipe do Castramóvel realiza triagem de cães e gatos dos moradores de Jacarecica

Trabalhos foram concluídos nesta sexta (29)

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 29/04/2022 às 11:54
Equipe do Castramóvel realiza triagem de cães e gatos dos moradores de Jacarecica
População de Jacarecica recebeu orientação da equipe do Castramóvel. Foto: Ascom GGI Causa Animal

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal concluiu, nesta sexta-feira (29), os atendimentos de triagem do Castramóvel no bairro Jacarecica. A ação começou na terça-feira (26), quando foram distribuídas 100 fichas aos moradores que se dirigiram à Unidade de Referência em Saúde Maria Conceição Fonseca Paranhos, onde o veículo estava estacionado.

Cães e gatos dos moradores de Jacarecica foram assistidos nesses três dias de triagem pela equipe do Gabinete com atendimento clínico-veterinário, coleta de sangue para realização do hemograma, teste de leishmaniose nos casos suspeitos. Os pets também receberam doses de vacina antirrábica, que estavam sendo aplicadas em parceria com a Unidade Vigilância de Zoonoses (UVZ).  

A médica-veterinária, Maria Clara Carlos, que compõe a equipe do Castramóvel, fez um balanço sobre os dias de atendimento em Jacarecica. 

“Na triagem percebemos que os tutores possuem conhecimento das principais zoonoses e seus riscos para saúde humana e do animal. Os animais atendidos vivem domiciliados, tendo acesso à rua apenas com guia e acompanhado pelo tutor. Ainda há falta de conhecimento sobre o período correto para controle de endoparasitoses, e ainda há a cultura de aplicação da ‘vacina contra carrapato’, - a Ivermectina injetável - que pode gerar graves problemas à saúde dos pets, já que é um antiparasitário destinado a bovinos”, explicou a Veterinária. 

 A garçonete, Lucilene Bezerra, soube da ação através de uma amiga. Ela esteve presente no ponto de triagem do Castramóvel e falou sobre o projeto da Prefeitura.  

“Essa ideia do Castramóvel da Prefeitura é ótima, ajuda demais a população. Esse projeto tem que continuar. O trabalho da equipe do Gabinete vai ajudar muitas pessoas e seus animais. Quero fazer a castração da Florzinha para que ela continue saudável”, relatou Lucilene. 

Outra moradora de Jacarecica, Arlinda Lima, soube  que o Castramóvel estava no bairro, através de uma vizinha, que é protetora independente de animais na região. 

“Gostei demais dessa ação, precisa ter sempre. A minha vizinha sabia que tenho esse gato e quando ele fica no cio foge muito, então, ela me disse que o Castramóvel viria até aqui. Tenho mais um gato e um cachorro que já estão castrados, como estou desempregada veio em uma hora muito boa”, contou Arlinda. 

O Castramóvel está no sétimo bairro executando as atividades do Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió. A iniciativa traz melhorias para o Município, pois o trabalho que está sendo desenvolvido presta assistência às famílias mais vulneráveis com ações efetivas e viés educativo para a população. 

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h