Castramóvel vai atender cães e gatos dos moradores do Vergel do Lago a partir desta segunda-feira (31)

Equipe do Gabinete da Causa Animal fará triagem dos animais até a sexta-feira (4)

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 27/10/2022 às 14:55
Castramóvel vai atender cães e gatos dos moradores do Vergel do Lago a partir desta segunda-feira (31)
Castramóvel da Prefeitura de Maceió vai realizar castração de cães e gatos do Vergel do Lago. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) chega ao bairro do Vergel do Lago, a partir desta segunda-feira (30). A unidade móvel vai estacionar na Rua Santo Antônio, para fazer a triagem dos animais. A ação segue até sexta-feira (4) e será das 9h às 12h. 

Na ocasião, a equipe do Gabinete da Causa Animal vai entregar um total de 120 fichas para castração de cães e gatos dos moradores. Cada senha contempla um animal por família. Os animais passarão pela triagem com a equipe médica-veterinária, que fará avaliação clínica e a coleta de sangue para realização do hemograma. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados se o animal está apto para a castração. 

Nos dias de triagem serão aplicadas doses de vacina antirrábica nos cães e gatos que forem levados pelos seus tutores, além de realizar  testagem para leishmaniose nos casos suspeitos. A equipe médica veterinária do Programa Educacional em Saúde Ambiental Permanente (PESAP) estará presente na ação para realizar orientações importantes sobre os cuidados necessários com os animais que vão passar pelo procedimento cirúrgico.  

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, falou sobre a grande demanda recebida da população relacionada ao Castramóvel.

“Sempre recebemos muitas solicitações sobre o Castramóvel. Já foram 10 bairros assistidos e agora nossa equipe vai chegar ao Vergel do Lago para atender os cães e gatos da população com atendimento clínico, exames, vacinação e castração. Realizar o controle populacional tem sido uma das políticas públicas prioritárias do Gabinete da Causa Animal, além de evitar ninhadas indesejadas, a castração traz uma série de benefícios para a saúde dos cães e gatos”, relatou a coordenadora. 

Sobre o Castramóvel

O Castramóvel da Prefeitura de Maceió já percorreu 10 bairros, sendo eles: Benedito Bentes, Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica, Fernão Velho, Gama Lins e Pontal da Barra, executando as atividades do Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió. A unidade móvel continuará passando por diversas comunidades da capital, buscando trazer benefícios por meio do controle de zoonoses e da não proliferação de animais.

Para ter acesso

Para participar do projeto de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos do Município, o tutor deve levar RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo, comprovante de inscrição em algum programa do Governo Federal como o Auxílio Brasil ou comprovante de inscrição no Cadastro Único.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h