Castramóvel realiza triagem de cães e gatos nos bairros Guaxuma e Garça Torta

Equipe do Gabinete da Causa Animal e Unidade de Vigilância em Zoonoses prestam assistência aos pets

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 01/04/2022 às 15:57
Castramóvel realiza triagem de cães e gatos nos bairros Guaxuma e Garça Torta
Cães Programa de Esterilização de Cães e Gatos do Município atende animais do Litoral Norte. Foto: Ascom GGI Causa Animal

O Gabinete da Causa Animal (GGI-CA) concluiu nesta sexta-feira (1º) os atendimentos de triagem do Castramóvel nos bairros Guaxuma e Garça Torta. A ação começou na quarta-feira (30), quando foram distribuídas 100 fichas aos moradores que se dirigiram às imediações da Unidade de Saúde da Família (USF) Guaxuma.

A médica-veterinária, Maria Clara Carlos, avaliou os atendimentos dos pets. "Em cada conversa com os tutores, observei que os mesmos desconhecem a importância da vermifugação trimestral dos animais. Eles foram orientados sobre a administração de antiparasitário e controle de ectoparasitas (pulgas e carrapatos). Agora é aguardar os resultados dos exames, identificar os animais aptos e marcar as cirurgias de castração”, explicou.

Durante os dias de atendimento, os cães e gatos passaram por avaliação clínica e coleta de sangue.  Após a triagem dos veterinários e  a verificação do resultado dos exames, as castrações dos animais que estão aptos para o procedimento cirúrgico são agendadas pela equipe de Gabinete da Causa Animal. Durante os dias de triagem a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) estava aplicando doses de vacina antirrábica e fazendo teste de leishmaniose nos animais suspeitos. 

Cadadela Mel participou da triagem do Castramóvel. Foto: Ascom GGI Causa Animal
Cadadela Mel participou da triagem do Castramóvel. Foto: Ascom GGI Causa Animal

A estudante, Aila Pereira, soube da ação através de uma amiga e garantiu o atendimento para a sua cadela Mel.

“É importante demais esse projeto da Prefeitura para beneficiar toda população da nossa cidade. Estou feliz porque consegui atendimento para a Mel. Logo mais ela vai estar castrada através do projeto”, contou a Aila.

A dona de casa, Eliene Santos, falou sobre o atendimento. “Achei ótimo vocês terem vindo para Guaxuma, uma maravilha essa ação, a prefeitura está de parabéns, como a castração é cara foi um benefício muito bom. Ajuda demais para cuidar dos nossos animais”, disse Eliene. 

Programa

O Castramóvel vai continuar seu roteiro circulando por todos os bairros da capital alagoana. O Programa de Esterilização de Cães e Gatos do Município evita as ninhadas indesejadas e o abandono dos animais. Além disso, a castração evita a proliferação de doenças zoonóticas, contribuindo para a saúde dos pets e dos seres humanos. 

O Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos do Município tem funcionado sob coordenação do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA). A equipe tem atuado em prol da saúde e bem-estar dos pets de Maceió. 

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h