Castramóvel leva atendimentos para cães e gatos da Vila Saem, no Farol, a partir desta quarta (12)

Equipe do Gabinete da Causa Animal fará triagem dos pets de quarta (12) a sexta-feira (14)

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 10/04/2023 às 12:57
Castramóvel leva atendimentos para cães e gatos da Vila Saem, no Farol, a partir desta quarta (12)
Cães e gatos vão passar por triagem para castração no bairro da Villa Saem. Foto: Ascom GGI-CA

O Castramóvel da Prefeitura de Maceió chega esta semana a mais um bairro da cidade. A unidade móvel vai estacionar na Travessa José Barreto, na Vila Saem, no Farol, próximo ao campo de futebol, nos dias 12 a 14 de março, das 9h às 12h. As equipes irão fazer a triagem dos cães e gatos dos moradores da comunidade. 

Na ocasião, o Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) vai oferecer 150 fichas para a castração de cães e gatos, sendo entregues 50 por dia. Cada senha contemplará um animal por família.

Os animais passarão pela triagem com a equipe médica veterinária, que fará avaliação clínica e a coleta de sangue para realização do hemograma. Após a avaliação e resultado dos exames, os tutores serão informados se o animal estará apto para a castração. 

A zootecnista do GGI-CA, Fernanda Rodrigues, destacou a importância da castração dos animais da capital. 

“O serviço de castração para cães e gatos é extremamente importante para a prevenção de doenças, melhoria da qualidade de vida dos animais, evitando ainda o número de animais abandonados em nossa cidade. A oferta do serviço, direcionado a população que possui dificuldades no acesso ao serviços particulares, democratiza e amplia o cuidado com os pets de Maceió”, explicou Fernanda. 

Orientações aos Tutores

Animais que podem ser castrados

Machos: 8 meses – 5 anos de idade;

Fêmeas: 6 meses - 5 anos de idade.

Cães e gatos que não podem ser castrados:

Animais braquicefálicos (focinho curto); peso superior a 15 kg; fêmeas no cio, em lactação/recém paridas (antes de 45 dias pós parto), suspeita de gestação ou gestação confirmada; histórico de convulsão/epilepsia; raças: Yorkshire, Lhasa, Shih-Tzu, Pug, Buldogue Francês e Inglês, Maltês, Boxer, Pequinês, Poodle, Spitzs Alemão e Gato Persa.

Para ter acesso ao programa

Para participar do programa de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió, o tutor deve levar documento de identificação com foto; comprovante de residência; comprovante de renda ou aposentadoria de até um salário mínimo; comprovante de inscrição em algum programa do governo federal, como o Bolsa Família, comprovante de inscrição no Cadastro Único, ou ainda, assinar uma autodeclaração atestando sua condição financeira.

Castramóvel leva atendimentos para cães e gatos da Vila Saem, no Farol, a partir desta quarta (12)
SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h