Castramóvel já registra mais de 300 castrações no início de 2023

Equipe do Gabinete da Causa Animal segue avançando na política de controle populacional de cães e gatos em Maceió

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 16/02/2023 às 16:09
Castramóvel já registra mais de 300 castrações no início de 2023
Castramóvel tem dado assistência a cães e gatos de Maceió. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) concluiu, nesta quinta-feira (16), as atividades de castração de cães e gatos dos moradores do bairro Jacintinho. O Castramóvel ficou estacionado em frente à  Praça Mirante do Jacintinho. No decorrer da ação, a equipe realizou triagem dos animais e os pets aptos foram castrados, sendo 70  cães e 135 gatos. Neste período, o Castramóvel também realizou, em paralelo, 96 castrações de felinos em parceria com o Programa Saúde da Gente Pets, totalizando 300 castrações até o momento.

O Programa de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió deu assistência aos pets com consulta eletiva e coleta de sangue para realização do hemograma. Após avaliação dos resultados, os animais aptos foram castrados.

A aposentada, Cândida Adriana, levou seu gato para realizar a castração. "Estou muito feliz que meu gato foi castrado nessa ação da Prefeitura, aqui perto de casa, o atendimento foi de primeira. Todos muito educados, só tenho que agradecer”, revelou. 

A veterinária e responsável técnica do programa de castração, Larissa Rocha, fez um balanço da rotina dos atendimentos realizados para os animais da população do Jacintinho. 

“No Jacintinho tivemos uma boa participação da população, a grande maioria dos animais atendidos estavam clinicamente saudáveis e isso refletiu positivamente no número de animais aptos e castrados. Fico feliz em ver a semente da Causa Animal sendo plantada no município de Maceió, e ver esse trabalho crescendo cada vez mais”, ressaltou a veterinária. 

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, falou sobre os esforços que vêm sendo feitos para avançar com a política pública de controle populacional de cães e gatos em Maceió. 

“Iniciamos o ano com excelentes resultados, antes mesmo de finalizar fevereiro já registramos mais de 300 castrações. A expectativa para 2023 é aumentar, ainda mais, o número de castrações. Com o Castramóvel nas ruas conseguimos realizar o controle populacional de cães e gatos, diminuindo o número de ninhadas indesejadas e reduzindo o abandono de animais, além de avançar também no controle de doenças zoonóticas, levando saúde e qualidade de vida para os animais de Maceió”, afirmou a coordenadora. 

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h