Prefeitura retira moradores de local com risco de desabamento

Redação 17/04/2021 às 18:29
Prefeitura retira moradores de local com risco de desabamento

21 famílias do loteamento Fernandez, no Tabuleiro dos Martins, foram encaminhadas para abrigos e receberão aluguel social

Ação integrada desocupou 21 moradias com risco de desabamento. Foto: Alberto Jorge/Semscs

Neste sábado (17), a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) desocupou 21 moradias que estão sob risco de desabamento, no loteamento Fernandez, Tabuleiro dos Martins. A ação contou com a participação da Defesa Civil, que constatou o risco da encosta, da Secretaria de Assistência Social (Semas), que encaminhou as famílias para os abrigos disponibilizados pelo Município. Todas as famílias serão contempladas com aluguéis sociais.

Área de encostas ameaçava população. Foto: Alberto Jorge/Semscs

O secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, explica que o objetivo é preservar a vida das famílias que moram nas encostas. Com a ameaça de mais chuvas, o risco de desabamento é evidente.

“Com muito diálogo e dedicação, concluímos mais um dia de trabalho em que a meta era salvar vidas. Retiramos as famílias que estavam residindo em casas com iminência de desabar, em virtude de estarem próximas a encostas. Reiteremos o pedido para que todos aqueles que continuam a residir em áreas de risco deixem suas casas imediatamente e busquem o auxílio da Prefeitura”, informou Thiago Prado.

Famílias serão amparadas pela Prefeitura. Foto: Alberto Jorge/Semscs

O secretário de Assistência Social, Carlos Jorge, esteve presente na ação e assumiu os esforços para, além do aluguel social – previsto para sair a partir da próxima quarta (21) – disponibilizar moradia fixa e segura para essas pessoas.

Moradores do conjunto conviviam com o medo. Foto: Alberto Jorge/Semscs

“Já identificamos o perfil de renda e todas as 21 famílias serão amparadas com o aluguel social. Também iniciamos uma articulação para que todas sejam contempladas pela política de habitação. Estamos desenvolvendo um trabalho integrado para resolver os problemas da nossa capital”, assegurou o secretário.

Após a saídas dos moradores, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) ajudou na retirada dos utensílios domésticos. Ao deixarem suas casas, as famílias ganharam cestas básicas, disponibilizadas pela Prefeitura.

Com as fortes chuvas, Maria do Socorro confessa que estava sem dormir há uma semana. Foto: Patrick/Semscs

Dona Maria do Socorro reconhece o risco que sua família passava e agradece o empenho da Prefeitura. “Há uma semana eu não durmo direito. O medo é muito grande. Agradeço muito por sair daqui”, disse a moradora.

Equipes atuam para garantir a segurança de todos. Foto: Alberto Jorge/Semscs

Thiago Prado observa que esse processo inicial é doloroso, mas destaca que o dever do poder público é garantir as condições de sobrevivência da população.

Os maceioenses que se encontram em zona de risco devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.