Prefeitura lança Residência Jurídica para seleção de bacharéis em Direito e advogados para atuação na PGM

Programa é realizado em parceria com a OAB/ AL

Teresa Cristina/ Secom Maceió com Ascom OAB/ AL 25/03/2024 às 15:55
Prefeitura lança Residência Jurídica para seleção de bacharéis em Direito e advogados para atuação na PGM
Inscrições acontecem de 1º a 15 de abril. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió lançou, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/ AL), a Residência Jurídica. O Programa vai selecionar 24 profissionais para atuar na Procuradoria Geral do Município (PGM). As inscrições acontecem de 1º a 15 de abril e devem ser feitas por e-mail à OAB/AL. O edital do certame pode ser conferido neste link.

A seleção para as vagas dos advogados e bacharéis em Direito, que irão desempenhar suas atividades nas Procuradorias Especializadas da PGM, preencherá inicialmente 24 vagas, ocorrerá em duas etapas. Inicialmente, haverá análise curricular pela OAB/AL, na primeira etapa, quando os interessados deverão preencher os requisitos para obterem no mínimo cinco pontos. Os selecionados nesta primeira fase passam para a segunda, na PGM, que pode incluir entrevistas e provas escritas com os procuradores.

“A Residência Jurídica é uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional para advogados e bacharéis em Direito. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 3 mil mensais, com uma carga horária de 30 horas semanais, atuando diretamente na assessoria dos procuradores. O contrato é anual, podendo ser renovado ao final de cada período por mais um ano, até o limite de três anos”, explicou David Ferreira da Guia, procurador-geral adjunto do Município.

O procurador destacou, ainda, que os candidatos que chegarem à segunda fase, mas não forem selecionados, não serão eliminados, passando a compor um cadastro reserva, válido por um ano, prorrogável por mais um.

“Quem não for selecionado na segunda fase ainda terá oportunidade de ser posteriormente escolhido, uma vez que os currículos seguirão no nosso banco de dados”, acrescentou.

O secretário-geral da OAB/AL, Henrique Vasconcellos, destacou que a Residência Jurídica vai proporcionar novas oportunidades para os profissionais do Direito em Alagoas, de maneira que eles possam melhor exercer de imediato suas atividades, além de melhor se qualificar e se posicionar no mercado posteriormente.

“É uma iniciativa muito interessante, pois ao mesmo tempo em que esses advogados estarão trabalhando, também vão adquirir novos conhecimentos que poderão ser colocados em prática posteriormente no mercado. Estamos muito felizes com a parceria e esperamos uma grande quantidade de inscritos. Demonstra, mais uma vez, o nosso compromisso com a ampliação de novas frentes de oportunidades para a advocacia alagoana”, afirmou.

PGM

Procuradoria Geral do Município

Rua Dr. Pedro Monteiro, 291 - Centro
CEP 57020-380 | Telefone: 3312-5150 / 3312-5151
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h