Instituto de Previdência orienta servidores da Assistência Social sobre aposentadoria

Servidores da Semas receberam esclarecimentos e tiraram dúvidas pelo programa "Iprev vai até você"

Deborah Freire / Ascom Semas 30/08/2022 às 12:11
Instituto de Previdência orienta servidores da Assistência Social sobre aposentadoria
Iprev levou orientações aos servidores de Semas. Foto: Ascom Semas

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev) fez esclarecimentos e respondeu as principais dúvidas dos profissionais que trabalham na Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) sobre aposentadoria. O bate-papo ocorreu na sede da Semas, no bairro do Poço, nesta terça-feira (30), e reuniu 50 pessoas.

O evento faz parte do projeto “Iprev vai até você”, iniciado no ano passado e que já visitou quase todas as secretarias municipais. O objetivo é levar informações para as pessoas que estão prestes a se aposentar ou até aquelas cujo tempo de aposentadoria já passou.

Na Semas, a demanda por esclarecimentos foi identificada pela coordenadora geral de Gestão de Pessoas, Geane Alves. Ela conta que recebe com frequência dúvidas sobre qual o melhor momento para dar entrada na aposentadoria, como fica a situação das progressões durante o processo, qual a documentação necessária.

“Constatamos junto ao Iprev que eles possuíam esse projeto para tirar as dúvidas dos servidores pessoalmente, e é de suma importância, porque nos tornamos parceiros do Iprev e melhoramos a vida do servidor, que não vai precisar ir até lá para receber esses esclarecimentos”, destacou.

Ana Lúcia Couto, assistente social e assessora técnica do Conselho Municipal LGBT da Semas, achou a iniciativa interessante e aproveitou para tirar todas as suas dúvidas no evento. “A questão da aposentadoria tem várias nuances que a gente desconhece, e o projeto traz uma linguagem fácil, muito acessível. O Iprev se modernizou, criou várias linhas de comunicação, tem agendamento, Whatsapp, e-mail, ou seja, estão usando a tecnologia a favor do servidor, isso é muito bom”, elogiou.

A também assistente social Paula Chaves Lucas, que é coordenadora do Cras Bela Vista, disse que desde a reforma da previdência de 2019 tem dificuldades para entender as regras de transição e em quais ela se enquadra. Hoje, tirou a manhã para fazer as perguntas sobre sua situação junto ao Iprev.

“Esses cálculos para a minha aposentadoria ainda estão confusos na minha cabeça. Eu também gostaria de saber se vale a pena investir em uma previdência privada, então tirei dúvidas, recebi orientação e agora entendi melhor. A gente lê, conversa com os colegas, mas nada como alguém do Iprev para nos orientar”, ressalta.

De acordo com a coordenadora de Atendimento do Iprev, Lisieux Ferro, as demandas que chegam ao órgão geralmente são sobre regras de transição, perdas financeiras, tempo de contribuição, idade, tempo de serviço e outras. Por isso, foram criados canais para facilitar o acesso do servidor ao Instituto.

Hoje, o site do Iprev conta com um simulador de aposentadoria (clique para fazer a simulação), e tem ainda atendimento pelo WhatsApp (82) 8882-8072, no disque Iprev, no (82) 3312-5250, por e-mail: atendimento@iprev.maceio.al.gov.br e pessoalmente por meio de agendamento no site.

“Os ganhos são enormes, primeiro para sanar as dúvidas e inquietações dos servidores. Segundo que facilita muito a questão da documentação. Cada tipo de aposentadoria exige uma documentação, como de professor por exemplo, e esse requerimento pode ser solicitado por e-mail ou Whatsapp. A pessoa vai fazer o check list de tudo o que precisa levar na hora de se aposentar”, explica a coordenadora.

Para Cláudio Beirão, diretor de Benefício Previdenciário do Iprev, o programa humaniza o atendimento ao público. “A gente se aproxima mais dos servidores. À medida que a gente conversa, eles planejam melhor o momento de parar. Conseguimos ultrapassar essa barreira que impede o relacionamento do servidor com o Iprev. Eles estão conseguindo entender bem. A ideia é humanizar o atendimento ao servidor, por meio do contato pessoal, eles sentem que tem uma pessoa e não uma máquina falando com eles”, afirma.

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