Servidores do Iplan participam de oficina com especialista internacional em urbanismo social

Workshop aborda estratégias para enfrentar desafios urbanos na capital alagoana

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 08/04/2024 às 17:18
Servidores do Iplan participam de oficina com especialista internacional em urbanismo social
Servidores participam de oficina ministrada pelo conferencista internacional Jorge Melguizo. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Os servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em urbanismo social em uma oficina conduzida pelo renomado conferencista internacional Jorge Melguizo, nesta segunda-feira (8). O objetivo principal do encontro foi explorar a correlação entre planejamento urbano, social e econômico, visando melhorar a qualidade de vida nos territórios mais e vulneráveis da cidade.

Durante o evento, foram discutidos diversos conceitos, metodologias e casos práticos de sucesso em urbanismo social, com ênfase nas cidades de Medellín (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Iztapalapa (México). Essas localidades foram escolhidas como exemplos inspiradores devido às suas intervenções eficazes em áreas com altos índices de pobreza, violência e densidade populacional.

Outro tema discutido foi a articulação e abrangência das intervenções das diversas secretarias da Prefeitura de Maceió nos territórios mais desafiadores, assim como estratégias para promover uma atuação integrada e eficaz que também foram debatidas, visando maximizar o impacto das políticas públicas nessas regiões.

Articulação e abrangência das intervenções públicas foram discutidas na oficina. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Articulação e abrangência das intervenções públicas foram discutidas na oficina. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

"É fundamental que estejamos atentos às demandas e necessidades específicas de cada comunidade. Ao entendermos melhor os desafios enfrentados pelos moradores desses territórios, podemos desenvolver intervenções mais assertivas e inclusivas", destacou o secretarário-presidente do Iplan, Antonio Carvalho.

O workshop foi estruturado com base em perguntas e conversas abertas, permitindo que os participantes compartilhassem suas experiências e contribuíssem para a construção de soluções colaborativas.

A equipe do Iplan teve a oportunidade de trocar ideias com o especialista internacional, enriquecendo ainda mais o debate.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h