Reunião discute desafios para a regularização fundiária em Maceió

Falta de documentação legal dos imóveis deixa famílias em situação de vulnerabilidade; técnicos do município buscam soluções para acelerar processo de regularização

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 23/11/2023 às 08:39
Reunião discute desafios para a regularização fundiária em Maceió
Reunião com a Comissão da Regularização Fundiária Urbana. Foto: Jonathan Lins

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) promoveu a primeira reunião com a Comissão da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), visando abordar os desafios enfrentados por muitas famílias devido à falta de documentação legal, deixando-as em situação de vulnerabilidade. A reunião ocorreu nessa quarta-feira (22), na Prefeitura de Maceió.

Durante o encontro, destacou-se a importância de estabelecer parcerias estratégicas para acelerar o processo de regularização, ressaltando a necessidade de tornar o procedimento menos burocrático e mais acessível, simplificando os trâmites administrativos.

Participaram da reunião representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Habitacional (Semhab), Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e da Infraestrutura (Seminfra), da Procuradoria Geral Municipal (PGM), Coordenadoria adjunta de Proteção e Defesa Civil, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A reunião concentrou-se na necessidade de superar obstáculos, especialmente a carência de documentação legal, fator impactante na segurança e estabilidade de muitas famílias. Um ponto importante abordado foi a busca por formas de simplificar os procedimentos administrativos, almejando uma regularização eficiente e menos onerosa para os envolvidos. A simplificação do processo é vista como uma medida essencial para lidar com a complexidade burocrática enfrentada historicamente nesses casos.

A diretora técnica de Informação Geográfica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Bruna Rodrigues, ressaltou a importância da regularização fundiária. “A regularização fundiária não apenas promove o ordenamento territorial, mas também funciona como catalisador para investimentos em infraestrutura, favorecendo uma transformação significativa na qualidade de vida dos ocupantes ao garantir direitos legais”, pontuou Rodrigues.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h