Reforma da Praça José Gomes Souza simboliza legado de zelo com a população

Prefeitura de Maceió investe mais de R$ 400 mil no projeto de revitalização proposto pelo Iplan para beneficiar a comunidade do bairro com um espaço de lazer diversificado e seguro

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 20/03/2024 às 15:00
Reforma da Praça José Gomes Souza simboliza legado de zelo com a população
Praça José Gomes Souza está com 95% das obras de revitalização concluídas. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) está fazendo a revitalização da Praça José Gomes Souza, situada no bairro Petrópolis. Com um investimento de mais de R$ 400 mil a obra já atingiu 95% de conclusão. O objetivo dessa iniciativa é transformar esse espaço urbano em um ponto de encontro para toda a comunidade, tornando a praça mais atrativa e acolhedora para os moradores.

Batizada em homenagem a José Gomes Souza, um dos primeiros moradores do bairro, a praça carrega consigo uma história de cuidado e pertencimento. Para Tatiana Barbosa, filha de seu José Gomes, a praça sempre foi mais do que um espaço público: foi o cenário de memórias preciosas de infância. "Ele sempre tinha o cuidado com a praça, de regar as plantas que os próprios moradores da região plantavam lá", relembra Tatiana. "Nós crescemos ali, naquele trenzinho que tivemos a nossa infância. Aquela praça tem um pouco de cada um de nós", concluiu.

A revitalização, além de preservar essa essência comunitária, busca agregar novidades que tornarão o espaço ainda mais atrativo e inclusivo. Entre as melhorias planejadas, destaca-se a criação de uma ampla Área de Convivência, onde os moradores poderão reunir-se, relaxar e compartilhar momentos com amigos e familiares.

Além disso, a introdução de jardins bem cuidados visa valorizar a beleza natural do local, proporcionando um ambiente mais verde e tranquilo para todos desfrutarem. Para as crianças, um Playground moderno e seguro promete ser um espaço de diversão garantida, enquanto uma Academia ao Ar Livre oferecerá oportunidades para a promoção da saúde e do bem-estar de toda a comunidade, de forma acessível e gratuita.

Os animais de estimação também terão seu espaço garantido, com a criação de um espaço pet. E para os amantes de jogos de tabuleiro, um espaço dedicado a partidas descontraídas promete ser o local ideal para momentos de lazer entre amigos e vizinhos.

Para o presidente do Iplan, Antonio Carvalho, a praça representa um importante espaço de convivência comunitária. “Ela se torna mais um elemento para fortalecer a coesão daquela comunidade, algo que tenho certeza que o homenageado, senhor José Gomes, cultivava. Estamos firmemente comprometidos em melhorar a qualidade de vida da população. A gestão do prefeito JHC está empenhada em elevar o bem-estar da população através dessas revitalizações de espaços públicos, visando criar um ambiente mais acolhedor para todos os cidadãos”, enfatizou Carvalho.

A iniciativa também é uma forma de homenagear não apenas o legado de José Gomes Souza, mas também o envolvimento e apoio da comunidade ao longo dos anos. Para Giovana Barbosa, a notícia da revitalização trouxe uma mistura de emoções. "Foi uma gratidão enorme. Meu avô chegou bem no comecinho do conjunto, sempre que tinha eventos, ele fazia de tudo para ajudar, colaborava. É muito gratificante ter essa homenagem dele na praça", compartilha Giovana.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h