Projeto das Areninhas traz soluções inovadoras para espaços de convivência e lazer

Maceioenses vão ganhar mais qualidade de vida com estilo saudável e ativo de vivência comunitária

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 05/03/2024 às 09:00
Projeto das Areninhas traz soluções inovadoras para espaços de convivência e lazer
Assinatura da ordem de serviço das areninhas. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) trabalha com outras secretarias e órgãos municipais no desenvolvimento do design de oito, das 60 areninhas que serão instaladas em diversos bairros da capital alagoana.

A iniciativa é uma ação contínua da gestão do prefeito de Maceió, JHC, para promover o bem-estar e a integração social dos moradores de diversas comunidades da cidade. O gestor municipal autorizou, na última segunda-feira (4), a construção desses espaços públicos de lazer e convivência.

O intuito é que as areninhas tenham uma estrutura com espaços recreativos e também se transformem em centros de integração e interação social para os moradores dos bairros Cidade Universitária, Bom Parto, Antares, Santa Amélia, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Antares, Poço (Reginaldo), Clima Bom; Benedito Bentes, dentre outras localidades.

Para se ter uma idéia, a Areninha do Inocoop, na Cidade Universitária, será equipada com arquibancadas, banheiros, área de convivência, playground e até mesmo um espaço pet. A idéia é que o espaço seja um ponto de encontro para famílias e amigos de todas as idades.

O design que está sendo elaborado da Areninha do Henrique Equelman, no Antares, destaca-se pela ênfase na atividade ao ar livre. O projeto inclui academia e espaço para futmesa.

O projeto inovador da Areninha do Eustáquio Gomes terá áreas para cultivo de produtos agrícolas, espaço educacional, palcos para apresentações artísticas, além de instalações convencionais com área de lazer. A intenção é promover conexão com o meio ambiente e a cultura local.

Outro projeto é a Areninha do Acauã, na Cidade Universitária, que deve contar com opções de lazer como playground, academia, futmesa e redário relaxante.

Para o secretário presidente do Iplan, Antonio Carvalho, as arenas de lazer são como agentes fundamentais para promover a coesão social e o bem-estar dos maceioenses. “Essas instalações distribuídas em diversos bairros, desempenham um papel essencial na criação de espaços de convívio e na promoção de um estilo de vida ativo e saudável para toda a população. A gestão do prefeito JHC tem se dedicado, cada vez mais, a investir em projetos que beneficiam toda a população. É fundamental continuarmos esse compromisso para buscarmos maneiras de expandir essas iniciativas, garantindo um ambiente mais inclusivo e próspero para todos os cidadãos”, enfatizou.

A estrutura das areninhas terá, ainda, vestiários, arquibancadas, alambrados, refletores, grama sintética, além de equipamentos voltados às quadras esportivas. Os investimentos previstos para a execução do projeto são de mais de R$ 90 milhões.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h