Presidente do Iplan representa o Brasil em reunião da ONU sobre Cidades Inteligentes

Gestor participa de discussões essenciais para o desenvolvimento sustentável e centrado nas pessoas

Jéssica Viturino/ Ascom Iplan 19/04/2024 às 13:01
Presidente do Iplan representa o Brasil em reunião da ONU sobre Cidades Inteligentes
Presidente do Iplan, Antonio Carvalho, durante evento da ONU Habitat na França. Foto: Cortesia

O secretário-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, está participando da primeira reunião global do Grupo de Trabalho de Peritos da ONU, em Estrasburgo, na França, onde representa o Brasil em debates essenciais sobre diretrizes internacionais para Cidades Inteligentes Centradas nas Pessoas. 

A reunião, organizada pela ONU-Habitat e recebida pelos órgãos Eurométropolis de Estrasburgo, pela Região Grand Est e pelo Ministério Francês da Europa e dos Negócios Estrangeiros, reúne especialistas de todo o mundo para a elaboração de diretrizes abrangentes e eficazes para o desenvolvimento de cidades inteligentes centradas nas pessoas. 

Durante o evento, Carvalho mediou uma mesa sobre os habilitadores de Cidades Inteligentes en diversos países compartilharam estratégias e considerações essenciais para promover o desenvolvimento urbano inclusivo e digital. Ele destacou a necessidade de infraestrutura básica, acesso digital, transparência e participação comunitária como elementos fundamentais para o sucesso das cidades inteligentes. 

Participaram da discussão representantes da África do Sul, Indonésia, China,Camarões, México, Coreia do Sul, El Salvador, França, Japão, EUA, Quênia, Gana, além de outros países. Durante o debate, temas como integração urbana, participação comunitária, governança inteligente e investimentos adequados foram enfatizados. Cada país destacou aspectos-chave, como a personalização dos benefícios das cidades inteligentes, a necessidade de infraestrutura básica, transparência e a preservação da identidade cultural.

Além da reunião atual, estão previstas mais três encontros globais do grupo de peritos entre 2024 e 2025, todas focados na revisão e aprimoramento das diretrizes internacionais para garantir sua eficácia e abrangência.

De acordo com Carvalho, representar Maceió e o Brasil neste importante evento global é uma honra e um compromisso com a promoção do desenvolvimento urbano sustentável. Ele enfatizou a importância de garantir que as diretrizes reflitam as necessidades e realidades das comunidades urbanas em todo o mundo, destacando o papel de Maceió como exemplo de práticas inovadoras. "Estou ansioso para colaborar com outros especialistas e líderes nesta jornada e tenho certeza de que, juntos, podemos fazer uma diferença significativa no futuro das cidades inteligentes", afirmou.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h