Prefeitura de Maceió se reúne com gestores do Recentro de Recife
Diálogo promove intercâmbio de ideias para o desenvolvimento urbano
Em uma iniciativa conjunta, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e a Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi) se reuniram com gestores do Gabinete do Centro do Recife, um programa inovador da Prefeitura do Recife, para discutir estratégias de transformação urbana para o sítio histórico de Maceió.
Durante o encontro, foram abordadas diversas medidas destinadas a revitalizar o Centro da capital alagoana, promover uma convivência mais harmoniosa e inclusiva e fortalecer a identidade cultural da região. As propostas incluem o incentivo a atividades complementares, o fortalecimento da paisagem cultural, melhorias urbanísticas e paisagísticas, a promoção da educação patrimonial e a implementação de rotas históricas, culturais e de lazer.
"A reunião com os representantes do Recentro de Recife foi importante para conhecer as ações realizadas naquela cidade. Estamos empenhados em implementar medidas que revitalizem nossos espaços históricos e promovam uma convivência inclusiva. Essa colaboração intermunicipal é essencial para garantir que nossas cidades prosperem em harmonia com sua história e cultura", explicou o secretário-presidente do Iplan, Antonio Carvalho.
Essas iniciativas refletem o compromisso das autoridades municipais com o desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, visando criar uma cidade mais dinâmica e culturalmente rica para todos os seus habitantes.
Segundo a chefe de Gabinete do Recentro, Ana Paula Vilaça, a Prefeitura do Recife está coordenando uma rede de urbanismo em áreas centrais e, para isso, tem percorrido algumas cidades para conhecer as experiências de reabilitação urbana dos seus centros históricos.
"Maceió entrou no nosso roteiro e a nossa vinda nos trouxe muitos aprendizados e trocas de ideias. A prefeitura vem implementando, desde 2021, o Programa Recentro, que promove a gestão territorial integrada do nosso centro histórico, e para isso, estamos trabalhando com algumas lições de alguns municípios do país e do exterior em prol de reviver os nossos centros históricos", enfatizou Ana Paula.
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió
Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h