Prefeitura de Maceió realiza reuniões preparatórias do Plano de Gestão Integrada da Orla

Orla marítima foi dividida em três unidades de planejamento distintas

Maria Maia / Secom Maceió 16/11/2023 às 11:30
Prefeitura de Maceió realiza reuniões preparatórias do Plano de Gestão Integrada da Orla
Foto: Allan César / Secom Maceió

O município de Maceió criou um planejamento de trabalho para elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima. O Programa Orla, como foi batizado aqui, atende a um requisito do Governo Federal que busca otimizar o ordenamento e as atividades nos espaços costeiros.

Como parte deste planejamento, a Prefeitura de Maceió realizou, nos dias 13, 14 e 16 de novembro, reuniões preparatórias com diferentes atores e setores sociais que vivem, trabalham ou investem na orla. Nas reuniões foram apresentados o programa, a metodologia e o plano de trabalho.

Pelo método, foram estabelecidas três unidades de planejamento distintas: UP 01 - do Pontal da Barra a Jaraguá; UP 02 - da Pajuçara até Jacarecica; e UP 03 - de Guaxuma à Ipioca.

Maria Luísa Machado, arquiteta e urbanista e uma das coordenadoras do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla Marítima, explica que o programa vai implementar a gestão integrada da orla, promovendo debates entre setores diversos para um desenvolvimento sustentável do território. “As reuniões preparatórias foram oportunidades únicas de tratar e debater com todos os setores as dúvidas e problemas sobre o programa”.

“A gente está enxergando o PGI como uma grande oportunidade de unir todos os setores que vivem, habitam e trabalham na orla. Entendendo a orla como um grande potencial da nossa cidade. Então é uma oportunidade de tratar com todos esses setores, ouvir suas demandas e também fortalecer um grupo que vai cuidar dela”, destacou Maria Luísa.

Ernandes Ferreira é empresário de guarda-sol e atua na faixa de areia da Pajuçara; ele pontuou que a Prefeitura de Maceió está de parabéns por ter a iniciativa de aderir ao PGI.

“A gestão do prefeito JHC está de parabéns em pensar na urbanização da orla para todos. Vai ser bom não só para nós, que somos empresários, mas também para a população, para o turista e todo mundo vai sair ganhando com isso”, declarou Ernandes.

O Projeto Orla é uma política de Estado com uma metodologia de planejamento integrado que visa à racionalização e à articulação das políticas públicas das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) com o protagonismo dos municípios na elaboração do PGI. Em Maceió, o programa é coordenado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan).

Até concluir o plano, algumas atividades estão previstas, incluindo oficinas de planejamento participativo, consultas públicas, audiência pública e reuniões complementares envolvendo gestores, pesquisadores, moradores e empresários locais.

A próxima etapa consistirá na reunião conjunta de todas as unidades em uma oficina de planejamento participativo. Nessa fase, a ideia é unificar as visões das diferentes áreas, consolidando um diagnóstico abrangente e avançando para o desenho de um plano de ações concretas.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h