Prefeitura de Maceió lança estratégia de dados para impulsionar modernização da gestão municipal

Parceria com a Bloomberg Philanthropies no City Data Alliance impulsiona Práticas Baseadas em Dados para o Desenvolvimento Sustentável em Maceió

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 12/03/2024 às 14:30
Prefeitura de Maceió lança estratégia de dados para impulsionar modernização da gestão municipal
Publicação direciona modernização da gestão pública municipal

A Prefeitura de Maceió, com apoio da Bloomberg Philanthropies e por meio do programa City Data Alliance, lançou a publicação Estratégia de Dados da Cidade de Maceió, nesta terça-feira (12). A iniciativa visa fortalecer a governança de dados, promover decisões mais eficientes e melhorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. O intuito é modernizar a gestão pública municipal.

A estratégia de dados da cidade é o resultado da participação de Maceió no programa Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, no programa Bloomberg, uma rede que conecta 42 cidades em sete países das Américas, proporcionando oportunidades de aprendizado e assessoria técnica para alcançar um novo padrão de excelência governamental baseado em dados.

Para o secretário-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió, Antonio Carvalho, a implementação da Estratégia de Dados de Maceió será um processo gradual, mas o potencial transformador é imenso.

“Acreditamos que essa iniciativa colocará Maceió na vanguarda das cidades inteligentes do Brasil e do mundo. Convido a todos vocês a se unirem a nós nessa jornada. Maceió é nossa casa, e juntos podemos construir um futuro mais inteligente, mais sustentável e mais próspero para todos”, pontuou Carvalho.

O documento é apresentado como um guia completo, contendo estratégias e conselhos práticos para serem utilizados na gestão pública. A ideia é tornar a tomada de decisões mais eficaz e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade, ao destacar a capacidade de transformação que uma gestão de dados inteligente pode trazer.

É possível tirar o máximo proveito dos dados, desde a sua coleta até a aplicação prática, sendo uma ferramenta disponível para ser aplicada em políticas públicas.

"A Estratégia de Dados da Cidade de Maceió é um instrumento fundamental para a modernização da gestão pública municipal. A implementação da estratégia permitirá à Prefeitura tomar decisões mais eficientes e eficazes, melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população e promover a transparência na gestão pública", informou o assessor técnico, Italo Brasil, que participou da elaboração do documento.

A publicação está alinhada aos objetivos estratégicos da Prefeitura de Maceió e será implementada de forma transversal, envolvendo todas as secretarias e órgãos municipais.

A publicação traz cinco capítulos distintos:

Governança: estabelecimento de um processo que define e aplica padrões e práticas para a administração da cidade, envolvendo liderança sênior e equipes técnicas;

Qualidade: definição de padrões e práticas de gerenciamento para aumentar a completude, precisão, consistência e pontualidade dos dados municipais, mitigando riscos de parcialidade;

Capacidade: definir as funções e responsabilidades de um líder sênior e da equipe responsável pela expansão do uso de dados;

Uso: estabelecimento de protocolos sobre como usar dados para informar administração e tomada de decisões;

Transparência: determinação de como os dados serão compartilhados ou comunicados a partes interessadas internas e externas.

“A estratégia de dados da cidade de Maceió inclui aprimoramentos específicos para modernizar a gestão da cidade, aumentar o treinamento da força de trabalho e aprimorar os serviços públicos que impactarão positivamente os residentes por anos vindouros”, ressaltou a diretora-executiva Centro Bloomberg para a Excelência Governamental, Amy Edwards Holmes.

O programa de aceleração da Aliança de Dados da Cidade inclui a realização de oficinas e palestras, além de um trabalho individualizado de consultoria e mentoria para as cidades. “Essas etapas construirão uma cultura de inovação orientada por dados para fazer de Maceió um município líder no aproveitamento de dados para o bem público”, frisou Amy.

No âmbito da Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, Maceió foi beneficiada com suporte técnico sob medida, abrangendo sessões estratégicas e consultoria individual para elevar a administração de resultados do município.

O programa visa equipar as cidades envolvidas com um roteiro e metodologia integrados para interrogar, investir em práticas validadas, inovar em métodos, medir avanços e instituir políticas e critérios inovadores, garantindo uma dedicação constante à análise de dados.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h