Prefeitura de Maceió firma convênio com a OAB-AL para preservação de prédio histórico

Restauração da primeira Faculdade de Direito tem o objetivo de preservar o patrimônio arquitetônico da cidade

Jéssica Viturino/ Ascom Iplan 14/05/2024 às 09:00
Prefeitura de Maceió firma convênio com a OAB-AL para preservação de prédio histórico
Restauração do prédio valoriza patrimônio arquitetônico de Maceió. Foto: Alisson Frazão/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Alagoas (OAB-AL), oficializaram, na última segunda-feira (13), um convênio para a restauração da antiga Faculdade de Direito da capital alagoana.

O convênio tem como objetivo preservar o patrimônio arquitetônico da capital alagoana para as futuras gerações e promover uma experiência inclusiva para os maceioenses. A intenção é enaltecer o valor histórico de Maceió para manter uma agenda de eventos na região central da cidade, com a revitalização do Centro, e a ativação dos espaços históricos situados no local.

Em contrapartida, a OAB-AL vai disponibilizar o auditório, que será construído no pavimento superior do edifício, para cursos, palestras, atividades institucionais e audiências públicas com a sociedade civil.

“Precisamos resgatar nossa história para nos conhecermos. Sem dúvidas, esta é uma oportunidade única de reativar o prédio da primeira Faculdade de Direito de Alagoas. Teremos o privilégio de testemunhar a restauração deste prédio histórico, atraindo turistas não apenas para apreciar nossas belezas naturais, como o mar e o céu que são lindos, mas também para explorar nossa rica história e cultura. É um tesouro que merece ser descoberto”, ressaltou o secretário-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió, Antonio Carvalho.

O presidente da OAB-AL, Vagner Paes, compartilhou os planos para o prédio restaurado. “Esse prédio não vai se restringir apenas à advocacia. Ele vai ser um prédio que vai fazer toda a cultura, toda a história, não só da advocacia, mas também do próprio País, da história de Alagoas, com grandes personalidades, um museu memorial totalmente tecnológico, e também, materialmente, com peças históricas. Enfim, com tudo aquilo que as novas gerações precisam para entender melhor a sua história”, pontuou.

Com a desativação da Faculdade de Direito, o prédio abrigou a primeira sede da OAB em Alagoas durante 33 anos.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h