Oficina define estratégias de desenvolvimento urbano

Ações estratégicas do Instituto de Planejamento Urbano de Maceió visam transformar a cidade em um modelo de sustentabilidade e inclusão

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 14/07/2023 às 16:33
Oficina define estratégias de desenvolvimento urbano
Diretoria do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió. Foto: Jéssica Viturino/Ascom Iplan

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) concluiu, nesta sexta-feira (14), a oficina de planejamento de ações e estratégias para o desenvolvimento urbano da cidade. A atividade teve dois dias de duração, sendo iniciada na última quinta-feira (13).

A equipe, composta por membros da diretoria, por meio de metodologia própria, trabalhou em conjunto estabelecendo a missão, visão e valores do Instituto, além de identificar as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças, com a criação do plano estratégico de ação do Iplan. As oficinas ocorreram no Sebrae/AL, no Centro de Maceió.

No primeiro dia, a atividade foi dividida em diversas etapas. Inicialmente, foi realizado um briefing para integrar a diretoria e explorar o potencial do Instituto, além de apresentar a agenda do dia. Em seguida, foram abordados o Estatuto das Cidades e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados à atuação do Iplan, seguido por uma explanação sobre a legislação e os decretos que regulamentam as atividades do órgão municipal.

No segundo dia, os participantes foram convidados a listar ações e projetos que pudessem enfrentar as fraquezas, potencializar as forças, mitigar as ameaças e aproveitar as oportunidades identificadas na matriz SWOT.

O secretário do Iplan, Antonio Carvalho, ressaltou a importância desses dois dias de oficinas para estruturar os próximos passos do órgão. "O Instituto é uma nova entidade da Prefeitura e tem como objetivo pensar o território de Maceió, tanto a área urbana quanto a rural, de forma integrada, com foco no cidadão. Durante esses dias, tivemos muita produtividade e a riqueza de ideias geradas durante a oficina, que não se limitaram apenas a conceitos, mas também resultaram em ações concretas para alcançar os objetivos estabelecidos para o Iplan", enfatizou o secretário.

Participaram das oficinas o vice-presidente do Iplan, Davi Rossiter; a diretora-executiva de Planejamento Urbano e Cidade Inteligente, Maria Luísa; a diretora-executiva de Governança e Gestão Interna, Laís Mendes; a diretora-executiva de Estudos e Soluções para Grotas, Thaís Godinho; o diretor-executivo de Pesquisa e Parcerias Inovadoras, Raul Lacerda; a diretora técnica de Planejamento Urbano, Paula Rangel; a diretora técnica de Informações Geográficas, Bruna Rodrigues; a diretora técnica de Parcerias Inovadoras e Relações Internacionais, Thaís Andrade; a chefe de gabinete do Iplan, Raphaela Vanessa e o representante do diretor-executivo de projetos, Victor Castro.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h