Maceió é selecionada para o Programa de Aceleração Digital dos Municípios

Capital alagoana é a única cidade do Nordeste que participa da iniciativa, que busca impulsionar a transformação digital e inovação no serviço público

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 18/07/2023 às 20:22
Maceió é selecionada para o Programa de Aceleração Digital dos Municípios
Participantes da oficina do Programa de Aceleração Digital dos Municípios. Foto: Jéssica Viturino/Ascom Iplan

Maceió é uma das cinco cidades brasileiras escolhidas para participar do Programa de Aceleração Digital dos Municípios, em parceria com o BrazilLAB e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Nessa terça-feira (18), teve início a primeira etapa das oficinas presenciais promovidas pelo BrazilLAB na capital alagoana. A programação prossegue até esta quarta-feira (19), no Sebrae/AL, Centro.

As oficinas envolvem diferentes secretarias municipais e o objetivo principal desses encontros é identificar os principais desafios enfrentados na gestão municipal e buscar soluções colaborativas que possam impulsionar a transformação digital em Maceió

Guilherme Dominguez, co-fundador e CEO do BrazilLAB, ressaltou a importância da participação de Maceió nessa iniciativa. “A cidade já vem atuando de forma significativa na área de transformação digital e inovação no serviço público, o que lhe rendeu o reconhecimento e a seleção para o programa”. Além disso, Dominguez enfatizou a possibilidade de Maceió acelerar ainda mais sua agenda de transformação digital e inovação, conectando-se ao ecossistema Govtech e atraindo startups e empresas de tecnologia para resolver os problemas da cidade.

As outras quatro cidades selecionadas para o programa são Porto Alegre (RS), representando a região Sul; Campo Grande (MS), no Centro-Oeste; Araguaína(TO), região Norte; e Belo Horizonte(MG), selecionada pelo Sudeste. A participação de Maceió nessa iniciativa é vista como um reconhecimento do trabalho já realizado na área de transformação digital e governo digital.

O secretário do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió, Antonio Carvalho, ressaltou a importância desse reconhecimento para a cidade.

“A oportunidade de ter Maceió reconhecida como a cidade do Nordeste escolhida para trabalhar nesse programa, mostra que a gestão do prefeito JHC tem pavimentado o caminho para que Maceió seja referência em transformação digital e governo digital. Para a gente é uma alegria receber o pessoal do Brazilab e do CAF  para o programa”, ressaltou Carvalho.

Espera-se que o Programa de Aceleração Digital dos Municípios traga benefícios não apenas para Maceió, mas também para os demais municípios participantes. Além de ampliar as capacidades digitais, a iniciativa busca aprimorar a gestão pública por meio do uso de tecnologias inovadoras, fortalecer parcerias com outras instituições e disseminar boas práticas no setor público.

“Essa é uma oportunidade valiosa para a cidade avançar em sua transformação digital, buscando uma gestão mais ágil, transparente e eficiente. Com o apoio do BrazilLAB e do CAF, a Prefeitura está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar dos cidadãos maceioenses”, falou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Sergio Cavalcante.

Marcelo Facchina, executivo principal da CAF em temas de cidades inteligentes e governo digital, ressaltou a importância da parceria com Maceió nesse programa de aceleração digital. “A  gestão governamental está entrando em uma nova era, que exige abordagens diferenciadas para atender às expectativas dos cidadãos. A parceria estratégica com Maceió, como único município do Nordeste a participar nesse primeiro ciclo, trará resultados significativos e impacto real na cidade”, pontuou Facchina.

Além das secretarias municipais, as oficinas também contaram com a participação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e das secretarias parceiras de Turismo (Semtur), Ações Estratégicas e Integração Metropolitana (Semaemi) e Educação (Semed).

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h