Maceió debate no Smart City Expo papel da comunidade nas cidades sustentáveis

Antonio Carvalho, presidente do Iplan, foi um dos palestrantes do evento realizado em Curitiba (PR), onde enfatizou a necessidade de envolvimento comunitário para moldar o futuro urbano

Jéssica Viturino/Ascom Iplan 21/03/2024 às 21:00
Maceió debate no Smart City Expo papel da comunidade nas cidades sustentáveis
Presidente do Iplan, Antonio Carvalho, durante apresentação no Smart City Curitiba. Foto: Cortesia

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan), Antonio Carvalho, defendeu, na manhã dessa quinta-feira (21), durante evento em Curitiba (PR), a importância de envolver ativamente a comunidade na construção de cidades mais sustentáveis e integradas.

Carvalho participou do painel "(Re)criando Cidades de forma verde: é possível?", dentro da programação do Smart City Expo Curitiba, o segundo maior evento de cidades inteligente do mundo, que começou na quarta-feira (20) e termina nesta sexta-feira (22).

Durante sua fala, o presidente do Iplan destacou que o urbanismo deve estar intimamente ligado às experiências e expectativas dos habitantes, reconhecendo o papel central da comunidade na moldagem do futuro das cidades. Carvalho ressaltou a necessidade de abordar integralmente a complexidade da vida social e de desenvolver políticas urbanas que elevem a qualidade de vida e promovam a equidade social e a justiça.

Além disso, o presidente do Iplan destacou a importância da preservação da identidade cultural e histórica das cidades, propondo a realização de oficinas comunitárias e pesquisas de campo para compreender as necessidades e os desejos da comunidade. Para Carvalho, construir cidades mais vivas e integradas requer que o espaço urbano reflita as características e a identidade dos seus habitantes.

"Planejar a cidade pensando na organização do território, com foco em transporte, mobilidade e acessibilidade, é fundamental para a promoção da qualidade de vida", afirmou Carvalho, ressaltando a importância de um planejamento urbano que atenda às demandas da população e promova a sustentabilidade ambiental e social.

Antonio Carvalho foi um dos palestrantes do painel "(Re)criando Cidades de forma verde: é possível?" que teve a participação, ainda, de Marcela Mondino, Directora Programática da Fundación Avina, de Córdoba (Argentina); André Agra, Coordenador do Espaço Cidadania Digital, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), de Campina Grande (PB); e Valentina de Marco, Coordinadora Alianzas y Proyectos Internacionales Red Argentina de Municipios frente al Cambio Climático (RAMCC), de Rosario (Argentina).

A participação do presidente do Iplan no Smart City Expo Curitiba, que é uma oportunidade para discutir os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento de cidades inteligentes, reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió em promover a inclusão social e a transformação digital para uma cidade mais inteligente e sustentável.

IPLAN

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió

Rua Barão de Jaraguá, 398, Jaraguá
Funcionamento: 9h às 17h